Feira Inclusiva do CIIR oportuniza mais de 300 empreendedores e deve receber 18 mil visitantes
Organizado pelo setor de Arte e Cultura desde 2022, o comércio inclusivo promovido pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em 2023, denominado de “Feira do Empreendedor CIIR”, inscreveu, em 10 edições, 320 microempreendedores integrados à comunidade assistida,que tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos que vão desde alimentícios, passando por vestuário, peças de artesanato, decoração, acessórios inclusivos até papelaria.
De acordo com a organização do evento, levando em consideração as últimas nove edições, a Feira conta com um público visitante/consumidor de 16.500 pessoas durante os atendimentos em saúde e este número pode chagar a mais de 18 mil, pois em média, diariamente, o CIIR recebe 900 usuários para atendimento em saúde que vêm acompanhados e o evento fica com livre acesso a quem estiver dentro da instituição. O comércio é realizado mensalmente nas terças e quartas-feiras.
A 10ª e última edição de 2023 da Feira de Empreendedores iniciou nesta terça-feira (12) e segue até esta quarta (13), das 9h às 17h, no Bloco C do CIIR.
Comércio Inclusivo – A feira surgiu a partir da constatação de que algumas mães faziam vendas esporádicas nos ambientes do CIIR, justamente quando estavam à espera de atendimento aos filhos. Elas ofereciam seus produtos nas recepções da unidade.
Diante disso, o Centro de Reabilitação, decidiu promover o espaço empreendedor, levando em consideração que a maioria das famílias têm a necessidade de aumentar a renda, pois muitas não trabalham de carteira assinada e recebem apenas o auxílio financeiro do Governo por precisarem acompanhar seus entes de forma integral.
Pela terceira vez participando da Feira em 2023, Raina Costa, de 35 anos, está entre os empreendedores participantes. A mãe do pequeno Dylan, de seis anos, usuário da instituição, pontua a importância da rede de apoio do Centro.
“A Feira é muito importante porque é uma forma de termos uma renda e o evento ajuda demais a aumentarmos a clientela. Já ganhei clientes fixos a partir daqui, pois não tenho exposição dos meus produtos em outros locais públicos iguais a este. Hoje, é a minha única fonte de renda. Abdiquei de um trabalho formal para acompanhar o meu filho”, relata a empreendedora que atua há dois anos comercializando artigos de papelaria.
Segundo a supervisora do Arte e Cultura e uma das organizadoras do evento, Denise Morais, todo dinheiro arrecadado com a comercialização dos produtos fica com o próprio empreendedor. “O CIIR não cobra taxa de participação no evento. É uma oportunidade única que os acompanhantes, principalmente, as mães, aproveitam em meio às terapias e consultas dos filhos para apresentar seus produtos e serviços à comunidade do Centro de Reabilitação e ampliar a sua rede de vendas”.
Critérios de participação - A organização da Feira mantém regras para a venda dos produtos, principalmente, de higiene no manuseio de alimentos para evitar infecções. Desta maneira, são atendidos todos os protocolos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
"Os alimentos devem estar embalados e não podem ser manipulados na área de venda. Tem um local específico na orla do CIIR para consumir os alimentos, e assim, não ter problemas com infecções na área interna”, informou Brena Santos, enfermeira do SCIH.
O Comércio Inclusivo é formado por meio de uma lista de inscrição elaborada com antecedência à data de cada edição para que toda a comunidade assistida possa ter a oportunidade de comercializar seus produtos. “Os participantes inscritos ocupam estandes de vendas em um dia, e apenas por um turno, pois as vagas são rotativas”, enfatiza Denise Morais.
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.