Projeto Cultura Eco leva ação ambiental ao 'Governo do Pará nos Bairros'
O projeto da Cultura Rede de Comunicação incentiva a troca de produtos recicláveis por mudas de plantas
O bairro da Cidade Nova 8, município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, recebeu mais uma ação do Projeto Cultura Eco, realizado pela Cultura Rede de Comunicação, neste sábado (9), durante a grande ação de saúde e cidadania “Governo do Pará nos Bairros”. A ação sustentável promoveu a troca de embalagens e outros produtos recicláveis por mudas de plantas. Foram entregues 200 mudas de espécies variadas, e arrecadados cerca de 3 mil metros cúbicos de resíduos em plástico e metal.
O projeto incentiva a reciclagem de embalagens e o cultivo de plantas nas residênciasQuem compareceu à praça do Complexo do 8, além do acesso a serviços gratuitos de saúde e cidadania, ajudou na preservação do meio ambiente. A costureira Sônia Maria de Souza, moradora do entorno, levou para casa uma muda de planta medicinal, da espécie penicilina. “É bom porque a gente precisa de planta. Tem várias plantas de remédio e, geralmente, hoje em dia é caro para a gente adquirir. Hoje saio muito feliz em ter conseguido e ajudado o planeta”, disse Sônia.
“A gente conscientiza as pessoas de que, se elas recolherem e trouxerem pra gente 20 copinhos plásticos, cinco garrafas PET ou cinco latinhas, a gente troca por uma muda de planta. Assim, a gente contribui positivamente para o meio ambiente”, ressaltou Vanessa Vasconcelos, diretora de Comunicação Comunitária e Cidadania da Cultura Rede de Comunicação, sobre os objetivos do “Cultura Eco”.
“É uma maravilha. A pessoa que bem soubesse, se dedicaria um pouco às plantas, porque as plantas fazem tão bem à mente, fazem bem a tudo”, disse a aposentada Maria Alice, que deve plantar a muda de ipê que recebeu no quintal de sua casa.
Parceria - O “Cultura Eco” é um projeto da Cultura Rede de Comunicação em parceria com a Fundação Escola Bosque (Funbosque), da Prefeitura de Belém, e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), iniciado em julho de 2023, no município de Salinópolis, na região Nordeste.
O projeto já marcou presença em eventos importantes, como a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e o aniversário da Rádio Cultura do Pará, sempre com incentivo à preservação do meio ambiente.