Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BELÉM

Sespa oferta serviços de saúde à população dos bairros do Coqueiro e Cabanagem

Cinco médicos e outros profissionais da área garantiram atendimento, testes rápidos, vacinação e encaminhamento para consultas e exames

Por Melina Marcelino (SESPA)
09/12/2023 13h07

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Dpais), ofertou na manhã deste sábado (9) diversos serviços de saúde a moradores dos bairros do Coqueiro e Cabanagem, na Escola Nagib Coelho Matni. Foram oferecidos serviços de atendimento médico, avaliação nutricional, vacinação, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, orientações de saúde bucal e encaminhamentos para consultas e exames especializados, como mamografia e preventivos.

O secretário adjunto Sipriano Ferraz acompanhou a ação e ouviu demandas dos moradoresO secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, acompanhou a ação e ouviu moradores. “Seguindo as orientações do governador Helder Barbalho e da vice, Hanna Ghassan, estamos aqui mostrando a presença do Estado, ofertando diversos serviços à população e acompanhando de perto as ações, para estarmos perto da população ouvindo suas necessidades e vendo onde podemos melhorar. Hoje conseguimos trazer cinco médicos, e estamos oferecendo diversos serviços e encaminhamentos”, informou o secretário.

Oportunidade - Laena Reis, diretora da Dpais, explicou que a Sespa está realizando ações de saúde em diversos bairros, na Região Metropolitana de Belém, para a população ter acesso facilitado aos serviços de saúde. “A gente sabe que nos finais de semana nem todas as Unidades Básicas de Saúde estão funcionando, e muitas pessoas trabalham nos dias de semana. Com essas ações, a gente consegue trazer esses serviços para a população que mais precisa, e tudo dentro do bairro”, disse a diretora.Adultos e crianças tiveram atendimento garantido na ação realizada pelo governo do Estado

Segundo a professora Eliana Rodrigues, “está tão difícil conseguir agendar consulta, então eu vim aproveitar pra me consultar e agendar uns exames”. A militar Natália Monteiro levou a filha, Ana Carolina, 1 ano, para atualizar a carteira de vacinação. “Nas consultas, os médicos sempre cobram que ela esteja com a vacinação em dia, e como moro aqui na frente vim logo vacinar”, contou Natália.

Durante a triagem realizada pela equipe de enfermagem, o ferreiro José Plácido foi alertado que estava com a pressão alta, e logo foi atendido por uma médica. “Eu tive um estresse agora pela manhã e a pressão subiu. Vim logo aqui, passei pela avaliação da enfermagem, a médica já me consultou e agora já estou com a consulta com cardiologista agendada pra semana que vem”, disse José Plácido.