Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seaster participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília (DF)

Evento aborda propostas para a política de assistência social e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

Por Camila Santos (SEASTER)
07/12/2023 12h49

Com expectativa de reunir 2,5 mil pessoas para discutir a construção e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social , realizada em Brasília (DF), desde a segunda-feira (5) e até esta sexta-feira (8), discute proposições para a projeção da política de assistência social e do SUAS nos próximos anos. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) participa do evento. 

“A conferência nacional é a estância máxima de deliberação sobre as diretrizes do SUAS.  O Estado do Pará está participando do evento com 60 delegados, com uma delegação cem por cento presente. Vale ressaltar que a gestão estadual fez um esforço, junto aos demais entes para  garantir que os delegados estivessem presente”, comentou o Secretario Adjunto de Assistência Social da Seaster, Valdo Filho.

O tema da Conferência deste ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o que remete a discussão de estratégias e ações que fortaleçam a reconstrução da política de assistência social. A conferencia é promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, participou da abertura do evento e reforçou a importância da participação e da união de esforços da Secretaria para o fortalecimento do SUAS no Estado. “Junto aos técnicos, gestores e representantes da Seaster, eu estive participando dos debates que envolvem o aprimoramento do SUAS e a execução dessa política que é tão importante para a nossa população, enxergando nossas potencialidades e os desafios frente ao fator amazônico”. 

No evento há um estande da região Norte organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social com amostras de camisas das conferências regionais, artesanato e objetos típicos do nosso Estado, além de informações a respeito das ações desenvolvidas. 

Eixos de debates:

- Financiamento e orçamento de natureza obrigatória como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos;
– Qualificação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas;
– Articulação entre segmentos sobre como potencializar a participação social no SUAS;
– Universalização do acesso e oferta dos serviços, programas e projetos do SUAS;
– Benefícios socioassistenciais e transferência de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.