Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Seplad promove capacitação do PAE 4.0 para servidores da Seduc e FHCGV

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
06/12/2023 15h03

Dando andamento a mais uma etapa na capacitação dos servidores estaduais para a utilização das ferramentas da plataforma do Processo Administrativo Eletrônico - PAE 4.0, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), promoveu uma capacitação multidisciplinar  para os servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na terça-feira (05), e para os servidores da Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana (FHCGV) nesta quarta-feira (06). 

Durante o treinamento foram abordados vários assuntos, como a política de arquivos, gestão de documentos, legislação estadual e, principalmente, orientações sobre como protocolar assuntos e subassuntos na plataforma 4.0. Participaram desses eventos 180 servidores da Seduc e 110 do FHCGV, totalizando 290 colaboradores contemplados pelo treinamento do PAE.

“O treinamento na Seduc, que é um dos maiores órgãos do Estado do Pará, foi um termômetro muito grande para entendermos a aceitação da plataforma do PAE 4.0. Nós conversamos com alguns servidores e eles nos disseram que as novas ferramentas do 4.0 vão oferecer mais celeridade aos processos do que a antiga versão 3.0, já que as secretarias produzem muitos documentos”, informou Salomão Melo, analista em Gestão Pública da Seplad.

Suely Moraes informa que as novas ferramentas existentes na versão 4.0 irão acelerar os processos burocráticos existentes na secretaria. “A palestra hoje foi ótima, porque por exemplo, o PAE 3.0 não dispõe de muitas ferramentas que agora o PAE 4.0 oferece. Então, como a gente trabalha com nota fiscal, guia de entrega de merenda, fica muito difícil a gente anexar essa documentação. Agora com o 4.0, o fluxo vai se tornar mais rápido”, afirma Suely Moraes, assistente administrativa da Seduc.

O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Prodepa, em conjunto com a Seplad.  O serviço substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado. Desde seu lançamento, no dia 31 de março de 2022, a Seplad tem frequentemente realizado encontros para treinamentos iniciais do novo sistema PAE 4.0, para gestores e servidores de órgãos da administração pública estadual.

“Nós estamos desde o ano passado, fazendo vários treinamentos para a gente avançar com a implementação do PAE 4.0. No início foi difícil, mas agora as pessoas já estão entusiasmadas com a ferramenta. Agradeço a disponibilidade da Seplad em vir capacitar nossos servidores . A Seduc é uma secretaria muito grande, então eu não consigo fazer um treinamento em um dia pra todo mundo. A atualização do sistema  vai ser fundamental, porque vai dar mais agilidade a todos os processos e ao trabalho dos nossos servidores”, disse Patrícia Galvão, gestora do PAE na Seduc.

A versão 4.0 conta com uma nova estrutura que permite melhorias de performance, usabilidade, segurança e escalabilidade. Alguns dos recursos oferecidos incluem cadastro unificado, para qualquer espécie de documento, notificações; mecanismo para alertar o usuário sobre pendências das ações controladas no sistema, dashboard; painel com várias informações gerenciais para tomada de decisões e templates de documentos; criação de modelos de documento por espécie e assunto (exceto memorando).

Durante o treinamento na FHCGV, os servidores tiraram suas dúvidas em relação ao PAE 4.0, no órgão que até o momento está utilizando a versão anterior. Eles não sentiram dificuldades e acreditam que as novidades da última versão vai melhorar o trabalho interno do Hospital.

Devido ao grande número de servidores no Gaspar Viana, há a necessidade de planejar oficinas com agentes multiplicadores para que a transição seja finalizada o mais breve possível, conforme informa Andréa Gonçalves , coordenadora de gestão de pessoas do FHCGV e responsável pela implementação do PAE 4.0.

“A instituição hoje conta com quase 3 mil servidores, então é uma extensão muito grande de pessoas aqui dentro. Atualmente sou coordenadora de gestão com pessoas e responsável pela comissão de implementação do PAE. Nós já estamos trabalhando na logística de que a gente vai  usar agentes multiplicadores em cada setor para que a gente comece, de fato,  a implementação do PAE 4.0 aqui no órgão”, informa Andreia.