Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IFC AMAZÔNIA

Congresso Internacional no Pará promove intercâmbio de conhecimentos sobre a cadeia produtiva da pesca e aquicultura

Por Lorena Esteves (SEDAP)
05/12/2023 18h03

O International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Amazônia) foi o centro das discussões sobre pesca e aquicultura nos últimos três dias, em Belém, com mais de 40 horas de palestras, workshops e debates. O evento reuniu 80 palestrantes, especialistas do segmento pesqueiro e aquícola do Brasil e de países como Peru, Colômbia e México, que dialogaram com um público de cerca de 4,5 mil pessoas, entre pescadores, produtores, empreendedores e estudantes que puderam trocar conhecimentos e experiências.

Para a estudante de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Letícia Ludvig, o IFC Amazônia foi uma oportunidade única de aprofundar conhecimentos durante as palestras, conhecer iniciativas de empresas locais na área de aquicultura e fortalecer contatos. "Estou me formando e é importante conhecer mais as possibilidades do mercado de trabalho. Ainda mais quando estamos num evento como esse, que vai fomentar ainda mais o setor e gerar investimentos para alavancar nosso potencial aqui na Amazônia", avalia a estudante, que participou dos três dias do IFC Amazônia.

Assim com ela, a pescadora artesanal Marilda da Costa, moradora de Salinópolis (PA), veio ao IFC para aprender mais sobre a pesca na região. “É a primeira vez nesse evento e estou achando muito bom. A gente sobrevive da pesca, é muito importante valorizar os pescadores, tem gente que nem conhece os nossos próprios peixes, eu mesma conheci muitos peixes que eu nunca tinha visto”, revela a pescadora.

O Governo do Pará apoiou o IFC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que participou com seu corpo técnico, ministrando palestras e viabilizando a vinda de pescadores e produtores ao evento. O coordenador de Pesca da instituição, Salomão Guimarães, destacou a presença de todos os setores ligados à pesca e à aquicultura. 

“O evento foi um sucesso e já entrou no nosso calendário! Superou a expectativa de público. Todos os segmentos ligados à pesca vieram, desde o pescador artesanal até o grande. Também marcaram presença o Ministério da Pesca, a Federação dos Pescadores e os estudantes que vieram em peso pra cá. Houve um intercâmbio de conhecimento, tecnologia e de negócios. Tivemos palestras de alta qualidade, o Corredor do Sabor foi muito importante, trazendo a nossa culinária. Nesses três dias, Belém foi a capital da pesca do Brasil”, ressalta.