Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

'Operação Ory' avança com ações de segurança no município de Marituba, na Grande Belém

Mais de 300 agentes de segurança integram as ações no município

Por Roberta Meireles (SEGUP)
05/12/2023 16h30

Em continuidade das ações de combate a criminalidade na Região Metropolitana de Belém, a operação "ORY", deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em conjunto com órgãos municipais e federais, teve início em Belém no último dia 18 de novembro, no Distrito de Icoaraci, e na noite da última segunda-feira (4), seguiu para o município de Marituba. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, diariamente são realizadas avaliações da ações executadas, com objetivo de que sejam feitos alinhamentos e novas estratégias implementadas, inclusive com o avanço de ações para outros bairros. 

Com a movimentação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel na Praça Matriz de Marituba, local estratégico, todos os órgãos terão sua coordenação, e diante das estratégias traçadas, podem intensificarem as ações de barreiras, abordagens e cumprimentos de mandados judiciais. 

"Desde o início das ações, estamos acompanhando e reavaliando tudo o que é executado. Até o momento, tivemos resultados bastantes positivos e com isso, estamos seguindo com as ações que ainda não tem data para finalizar. Com isso, estamos garantindo a redução dos indicadores de criminalidade no Estado. Nós estamos com a Operação 'Ory', junto à Operação 'Festas Seguras', e isso vai fazer a diferença para a população", afirmou Ualame. 

Produtividade 

Desde o dia do lançamento no Distrito de Icoaraci, em 18 de novembro, as ações já contabilizam mais de 750 abordagens a pessoas e veículos, entre duas rodas e motocicletas; foram instaurados 19 procedimentos, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência. Além disso, também foram efetuadas 19 prisões em flagrante, sete mandados de prisões cumpridos, cinco pessoas detidas por quebra de monitoramento, e três foragidos do sistema recapturados. 

Ainda durante as fiscalizações, foram apreendidas cerca de 7 quilos de entorpecentes; tês armas de fogo; mais de 20 munições de vários calibres; cinco veículos com registro de roubo; além de aparelhos celulares; dois coletes balísticos e; simulacros de armas (armas falsas). 

Para o secretário-adjunto de operações, Luciano de Oliveira, as ações foram estendidas ao município de Marituba após análises de todos os esforços desprendidos e resultados já alcançados. "Vale destacar que iniciamos as ações com essa possibilidade e, após três semanas de ações, identificamos a necessidade de movimentar a operação em direção ao município de Marituba, na Grande Belém, tendo em vista que os indicadores de criminalidade na área, tanto com repressão qualificada com o trabalho investigativo, como na ostensividade", afirmou Luciano. 

Ampliação dos canais de denúncia - Além do serviço de inteligência a sua disposição, o Estado também reforça a importância da população em denunciar os crimes cometidos e, principalmente, os responsáveis. Para isso, a população pode procurar o CICC móvel e realizar o registro de ocorrências.

O CICCM funciona em caráter ininterrupto como ponto de atendimento à população. Através dele é possível conhecer os canais de denúncia como "Disque-Denúncia 181" e a "Iara" por meio do WhatsApp 9198115-9181, com a garantia de sigilo e anonimato. 

Integração - Mais de 300 agentes de segurança, por meio da Segup, Polícias Militar, Civil, Científica, Detran, Seap, além da Polícia Federal, Semob e órgão municipal de trânsito de Marituba integram as ações que continuam por tempo indeterminado, sendo avaliada diariamente, para o realinhamento das ações necessárias.