IFC Amazônia destaca a pesca e aquicultura para preservação do meio ambiente
Em Belém, evento segue no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, nestes dias 4 e 5 de dezembro, abordando estratégias para cadeia produtiva
A abertura oficial do 1º IFC Amazônia (International Fish Congress & Fish Expo Brasil), foi no domingo (3), no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, e o evento segue nestes dias 4 e 5 de dezembro, com destaque para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura, como alternativa econômica e sustentável para a região amazônica. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
O evento é uma forma de reconhecer o trabalho e as iniciativas inovadoras do desenvolvimento da cadeia do pescado da região amazônica. São discutidas as contribuições sobre segurança alimentar.
"A produção do pescado é a melhor alternativa de produção de proteína de origem animal para a Amazônia. Nós temos aqui a maior reserva de água doce do mundo, espécies com grande potencial e a forma mais sustentável porque não precisa destruir a floresta para produzir, tem menor emissão de gás efeito estufa e tem o mercado em expansão", destaca o presidente do IFC, Altemir Gregolin.
"São iniciativas como essa que podem alavancar a economia do Estado, e com isso também alavancar a economia familiar do nosso ribeirinho, do agricultor familiar", disse sobre as discussões, o secretário da Agropecuário e da Pesca do Pará, Giovanni Queiroz.
Ministro da Pesca, André de Paula vê o IFC como um fórum de debates sobre o setor, e estratégico para debates sobre os desafios da cadeia produtiva, em questão.
''É um momento oportuno de um encontro desse tão especial para todos nós de poder agregar assuntos que vão servir para nos beneficiar futuramente já que temos uma extensão de área pesqueira riquíssima", disse Rosivaldo Teixeira, da Colônia Z 29, de Salinópolis.
O evento reúne empresas de suprimento e difusão de tecnologias, lideranças de pescadores, aquicultores e representantes de indústrias de processamento de pescado. Também, participam pesquisadores, estudantes e agentes públicos. Na pauta, as inovações para uma agricultura competitiva e sustentável para complementar a crescente demanda do pescado no Brasil.
Inscrições: O acesso do público será gratuito, mediante inscrição prévia pelo endereço www.ifcamazonia.com.br.