Na COP 28, governador do Pará afirma que sucesso ambiental na Amazônia passa pela agenda social
Em Dubai, o governador participou do painel “Uma estratégia para a Amazônia sem pobreza e sustentável
Neste sábado (02), dentro de sua agenda de compromissos oficiais na 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, o governador paraense e presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, participou do painel “Uma estratégia para a Amazônia sem pobreza e sustentável”.
Promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o painel debateu o tema com diferentes atores do setor público, privado e da sociedade civil. Nele, o governador Helder Barbalho destacou que, para termos uma Amazônia sustentável e sem pobreza, são necessários avanços em políticas públicas voltadas à sociedade.
“Precisamos ter clareza de que só teremos sucesso na agenda ambiental se tivermos capacidade de construir uma agenda social e econômica. Esse painel fala muito quando diz sobre a Amazônia sem pobreza e sustentável. Espero que possamos tirar do papel tudo aquilo que está sendo pensado, sonhado e discutido, com apoio da Apex, através do Banco da Amazônia, dos governos estaduais e do Congresso Nacional”, disse o governador.
Ainda conforme o governador paraense, só será possível ter efetividade e eficácia na estratégia se houver conciliação entre sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social.
“Vivemos no maior bioma de floresta tropical do mundo com mais de 29 milhões de pessoas, infelizmente, ainda vivendo à margem de acesso a serviços necessários que garantam qualidade de vida. São eles, povos indígenas, povos quilombolas, da cidade, ribeirinhos e as comunidades extrativas. Portanto, esse mosaico de gente que vive na floresta, é o nosso grande desafio. Precisamos oferecer sustentabilidade econômica para todas essas vocações da região, assim como construir vocações para hoje e para o amanhã", analisou Helder Barbalho em sua conclusão.
Também participaram do painel a liderança indígena dos povos Suruí de Rondônia e ativista do movimento da juventude indígena, Txai Suruí; o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Cláudio Lessa, e da ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. A ApexBrasil atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.