Empresa de Assistência Técnica (Emater) completa 58 anos com homenagem da Alepa
No próximo domingo (3), a Emater completa 58 anos de serviços ambientais em defesa da produtividade do campo e dos ecossistemas florestais
Nos dias em que a Conferência das Nações Unidas sobre as Questões Climáticas de 2023 (COP 28) movimenta Dubai, nos Emirados Árabes, um dos órgãos públicos mais importantes para o desenvolvimento sustentável na Amazônia foi homenageado, na manhã desta sexta-feira (1°), em sessão solene na Assembleia Legislativa: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), com transmissão ao vivo pela internet e pela televisão, os canais institucionais da Alepa. No próximo domingo (3), a Emater completa 58 anos de serviços ambientais em defesa dos trabalhadores do campo e dos ecossistemas florestais.
"A Emater é digna da sociedade paraense. O serviço prestado é fundamental para o cotidiano, para o funcionamento; somos testemunhas vivas da transformação que a Emater promove na vida de milhares de familias", anunciou o deputado estadual Josué Paiva, proponente da sessão especial.
O presidente da Emater, Joniel Abreu, em tratamento de saúde, enviou uma mensagem de comemoração: "Essa proposição valoriza a trajetória da Emater na assistência técnica e extensão rural do Pará, com o reconhecimento da importância de todos os empregados públicos que fazem nossa grande Empresa", afirmou. A referência é a quase mil especialistas em atuação presencial nos 144 municípios paraenses.
Na cerimônia, Joniel Abreu foi representado pelo diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio. "A história da Emater é também a história do Pará e a história de muitos e muitos", dissse o diretor técnico. Ele ressaltou que, apenas em 2023, já foram atendidas de forma direta 70 mil famílias, movimentando recursos da ordem de R$ 20 milhões, com a emissão de mais de 60 mil cadastros ambientais rurais (cars) e mais de 60 mil cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs). Os documentos em questão são requisitos para que agricultores familiares tenham acesso a quaisquer políticas públicas direcionadas, a exemplo de crédito rural e aposentadoria rural.
Na ocasião, ainda, o diretor Rosival Possidônio antecipou a possibilidade de entrega de mais um centro físico da Emater, ainda este ano: a unidade didático-agroecológica de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, que funcionará como um polo de treinamento e laboratório de solos.
"A instalação está se somando a 144 escritórios locais, com capilaridade plena em todos os municípios; a uma unidade didática em Bragança (região do Salgado) e a um posto avançado, em Castelo dos Sonhos (distrito de Altamira, no oeste)", pontuou Possidônio.
Estiveram presentes na sessão solene autoridades, como o secretário estadual de Agricultura Familiar, Cássio Pereira; o secretário estadual de Justiça, Evandro Garla; e o vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Asbraer), Vanderlei Alvino.
Uma série de condecorações prestigiou os titulares do Conselho Administrativo (CA) da Emater, de composição multiinstitucional, e, também, servidores da Emater de carreira destacada. Os condecorados receberam placas.
Texto de Aline Miranda