Alunos da Escola Edvaldo Brandão de Jesus lançam versão impressa de livro de contos
Publicação também tem formato digital, e reúne 14 textos sobre o universo feminino, escritos por estudantes do Ensino Médio, em Icoaraci
A diretora da escola, Eliana Bittencout, ladeada pela professora Rosália Oliveira e a estudante Michele Ferreira Estudantes da Escola Estadual Suboficial Edvaldo Brandão de Jesus, no distrito de Icoaraci, em Belém, apresentaram, nesta sexta-feira (1), a versão impressa do livro de contos “Quem Vai Me Ouvir?”. A apresentação ocorreu na Feira da Felicidade, no prédio-sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém. O livro também tem formato digital, e reúne 14 textos sobre o universo feminino, escritos por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.
A estudante Michele Ferreira é uma das participantes do projeto e ficou entusiasmada com o processo de publicação de um livro. ''Meu conto foi sobre o caso de abuso sexual de uma criança na infância. Bom, a minha experiência foi muito surreal, foi maravilhosa, porque eu já sou escritora. Então, publicar esse conto, mesmo que seja num livro que tenha outros contos de outros alunos, foi muito interessante. Foi uma experiência nova e eu pretendo lançar outros livros em breve'', afirmou ela.
Professora Rosália Oliveira comenta que a iniciativa da publicação busca incentivar a reflexão sobre temas do universo femininoDe acordo com a professora Rosália Oliveira, que é uma das supervisoras da publicação, a iniciativa pretende incentivar a reflexão e desmistificação acerca das temáticas que vão fortalecer o conhecimento sobre o gênero literário.
''O tema abordado nas histórias, nos contos criados pelos alunos, são os temas discutidos durante o mês de maio, pelo maio laranja, que trata do combate ao abuso sexual infantil", disse a professora Rosália Oliveira.
A educadora complementou: "Nós discutimos em sala, fizemos leitura de livros e realizamos a oficina para todos os alunos que não puderam participar na biblioteca municipal. O resultado dessa produção foi feito um concurso de contos pela biblioteca e os 13 melhores contos, mais o que eles produziram coletivamente na Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci, são os que compõem o livro''.
Para diretora da escola, Eliana Rodrigues Bittencourt, a publicação do livro demonstra o potencial dos estudantes da escola pública. Ela defende que os estudantes, em geral, só precisam de orientação e ferramentas para desenvolverem projetos em todas as áreas do conhecimento.
''Nós percebemos que o aluno da escola pública, no geral, ele precisa de ferramentas, né? E fazer escola pública não é fácil, mas é possível com parceria, com consenso e com força de vontade. Me sinto, assim, muito honrada em fazer parte da escola, em estar à frente da escola, na qual os professores se empenham bastante. Através desse empenho é que surgem esses projetos, então propor aos alunos do terceiro ano que estão terminando este ciclo conosco é abrir novas portas. Não é só fechar esse ciclo, mas ter a possibilidade de promover outros ciclos para eles'', disse ela.
O lançamento oficial do livro será na segunda-feira (04), às 9h, na biblioteca da escola.
Leia mais: Estudantes da rede estadual escrevem livro de contos sobre o universo feminino