Hospital Geral de Tailândia encerra novembro azul com ações de educação em saúde
O evento contou com palestras, distribuição de material educativo, rodas de conversa, lembranças simbólicas e orientações personalizadas
Para encerrar o mês de novembro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu nesta quinta-feira (30), ações educativas dedicadas tanto aos usuários e seus acompanhantes, quanto aos colaboradores, reforçando seu compromisso com a saúde pública e a conscientização. Coordenado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o evento contou com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e teve diversas atividades, incluindo palestras, distribuição de material educativo, rodas de conversa, lembranças simbólicas e orientações personalizadas.
A enfermeira do NEP e vice coordenadora do GTH, Emanuelle Campiolo, destacou a importância das iniciativas no contexto hospitalar. "Para nós, a educação é a base para promover a conscientização e a prevenção. O 'Novembro Azul' oferece uma oportunidade valiosa para abordarmos temas relacionados à saúde masculina e acreditamos que essas ações contribuem para um ambiente mais eclarecido e saudável".
Nas palestras, foram abordados diversos aspectos relacionados à saúde integral masculina, ressaltando a importância da prevenção e do autocuidado. "Ao promover ações como essas, buscamos não somente fornecer informações, mas também criar um ambiente propício para a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas", destacou a profissional.
Lucas Belfort, auxiliar administrativo do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), compartilhou sua experiência na atividade e contou sobre a importância da conscientização. "A ação foi muito importante, pois tratou sobre o autocuidado que os homens devem ter para levar uma vida saudável. Com as atividades, pude aprender que além do autocuidado, devo praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação, para que eu esteja bem comigo mesmo, no ambiente de trabalho e consequentemente com a sociedade", finalizou o profissional.
Dados – Segundo o Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge a população masculina no país, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.
Sobre a Campanha - O Novembro Azul teve origem no ano de 2003, na Austrália, e teve como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde (MS) em 2023 tem como foco chamar a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia (HGT) possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços através da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.