Sespa capacita profissionais de saúde de Belém sobre transmissão do HIV entre mãe e bebê
Os ciclos de capacitação acontecem nos dias 4 e 5 de dezembro
Na primeira semana de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua Coordenação de IST/Aids, realizará dois ciclos de capacitação para profissionais de saúde de Belém, envolvidos na linha de cuidado da transmissão vertical do HIV. Os treinamentos serão realizados nos dias 04 e 05 de dezembro.
Um dos ciclos acontecerá nestes dois dias, no auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, com limite de inscrição para até 150 profissionais de saúde com atuação na capital.
O outro ciclo será realizado no mesmo período, só que no auditório da sede da Polícia Federal, em Belém, e voltado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lotados na capital.
Veja a programação completa:
Dia 04/12 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
8h30 às 9h45: Diagnóstico da infecção pelo HIV – Abordagem sobre o fluxograma laboratorial dos exames de HIV, com Luiz Fernando, da Universidade Federal do Pará (UFPa);
10h às 12h: Fluxograma dos exames de carga viral contagem de células T CD4+ e genotipagem às gestantes e recém-nascidos expostos/HIV, com Maria Amélia de Oliveira, do Laboratório Central - LACEN/SESPA.
Público-alvo: Farmacêuticos, biomédicos e técnicos de laboratório do CASADIA, CTA Belém, Unidades Municipais de Saúde/UMS, Vigilância Sanitária Municipal, 1º Centro Regional de Saúde-CRS, laboratórios particulares e/ou conveniados. N° de participantes: Até 150.
04/12/2023 – Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana
14h às 16h: Manejo Clínico, Laboratorial e de Tratamento da Gestante Vivendo com HIV, com Vanessa Santos, da Uremia;
16h15 às 17h15: Importância do Controle da Coinfecção TB-HIV, com Marcos Santos, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.
Público-alvo: Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV do CASADIA, Casa da Mulher; UMS-Belém, representantes das maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa; profissionais da Vigilância epidemiológica do município de Belém e 1° CRS. N° de participantes: 150.
05/12/2023 - Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana
8h às 9h: Breve abordagem sobre a Vigilância Epidemiológica do HIV/Aids- materno infantil/SINAN, com Reginaldo Almeida;
9h às 9h45: Fluxo de Informação do SISLOGLAB, distribuição dos Teste Rápidos e solicitações pela rede municipal de Belém, com Isis Mendes, da Coordenação de Hepatites Virais da Sespa;
10h às 10h45: Breve abordagem sobre SICLOM, com Hoberdan Monteiro, da Coordenação de IST/Aids da Sespa;
10h50 às 11h30: Conversando sobre SIMC, com Manoel Samuel, da Coordenação de IST/Aids da Sespa;
11h30 às 12h: Breve abordagem sobre SISCEL, com Maria Amélia de Oliveira, do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Público-alvo: Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV da Atenção Básica, CASADIA, maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa; profissionais da Vigilância epidemiológica da SESMA e do 1° CRS. N° de participantes: Até 150.
Dia 05/12/2023 - Auditório do Hospital de Clínicas Gaspar Viana
14h às 16h30: Fluxo de PREP e PEP na região metropolitana e sua importância como estratégia para prevenção de novos casos de HIV, com Ronaldo Monteiro, da Casa Dia (Sesma);
16h30 às 17h30: Processo de Certificação e/ou Selo de Boas Práticas para Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis, com Hildemar Fernandes, da Coordenação de IST/Aids da Sespa.
Público-alvo: Farmacêuticos, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais de saúde envolvidos na linha de cuidado da TV do CASADIA, da Atenção Básica, maternidades dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia do Pará; Aberlado Santos; Hospital de Clínicas; Ordem Terceira e Beneficente Portuguesa e representantes do 1° CRS. Número de participantes: até 150.
04 e 05/12, de 8 às 12h e de 14 às 18h – Auditório da sede da Polícia Federal, em Belém – avenida Júlio César com Almirante Barroso.
8h às 12h e de 14h às 18h - Capacitação dos agentes comunitários de Saúde (ACS) quanto ao seu papel na equipe multiprofissional envolvida no controle e eliminação da transmissão vertical pelo HIV/Aids.
O evento irá abordar de forma clara e acessível a importância epidemiológica do HIV/Aids no Brasil, Estado do Pará e no município de Belém. Além dos aspectos conceituais, classificação, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, papel do ACS na linha de cuidado da transmissão vertical do HIV, preenchimento adequado da carteirinha de pré-natal e discussão dos casos trazidos pelos ACS.
Público-alvo: Agentes Comunitários de Saúde – ACS. N° de participantes: 600. Palestrantes: Manoel Samuel; Jamille Auzier; Romulo Cardoso e Isis Oliveira.