Seduc assina convênio em benefício da educação no campo
A parceria prevê a contratação de professores e vai beneficiar 3 mil estudantes de escolas rurais de cinco regiões de integração
Um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Arcafar) foi assinado na tarde da quarta-feira (29). O acordo irá beneficiar cerca de 3 mil estudantes de escolas rurais das regiões do Baixo Amazonas, Tocantins, Carajás, Marajó e Xingu.
A parceria prevê a contratação de professores, tanto para o ensino regular, como o de formação de profissionais para o mercado de trabalho, além de ofertar o serviço técnico e administrativo das unidades escolares, sendo 32 escolas rurais, que atendem estudantes de assentamentos da reforma agrária, comunidades ribeirinhas, extrativistas e quilombolas.
“A parceria é super importante para atender uma galera que precisa muito desse atendimento, extrativistas, ribeirinhos, quilombolas, muitos estudantes que estão em assentamentos da reforma agrária e que sempre tiveram e precisam ter atendimento em parceria hoje com a Arcafar. Com esse convênio, vamos conseguir fazer esse atendimento nas regiões, especialmente lá no Baixo Amazonas, no Baixo Tocantins, Carajás, Xingu e Marajó”, disse o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares.
O acordo também contemplará o fornecimento de uniforme e equipamentos para o cumprimento do currículo, bem como a distribuição de alimentação escolar, na qual engloba o café da manhã, almoço e o jantar, considerando que estes estudantes estarão no regime de alternância.
A pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, ou seja, promove uma constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.
Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc