Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Ação garante documentos atendimento jurídico para comunidades indígenas

Iniciativa conjunta em São Félix do Xingu assegurou a emissão de RG e a atualização do CadÚnico, entre outros serviços ofertados

Por Nicole Furtado (SEPI)
29/11/2023 08h53

Um conjunto de órgãos governamentais se uniu para promover uma ação cidadã na Terra Indígena Kayapó, localizada na região de São Félix do Xingu. O objetivo principal da ação foi poder levar cidadania para as comunidades indígenas da localidade.

Os serviços ofertados foram voltados para garantir acesso à documentação civil básica, como o Registro Civil de Nascimento, RG e CPF. Além disso, também foi realizado atendimento jurídico, atualização do Cadastro Único do Governo Federal e inscrição no Programa Bolsa Família.

“Essa é uma iniciativa muito boa para as nossas aldeias, porque facilita o acesso a documentos essenciais para a nossa comunidade e também nos auxilia a ter acesso aos programas do governo”, destaca o articulador regional indígena de São Félix do Xingu e Redenção, Bokaire Kaiapó.

A ação ocorreu entre os dias 25 e 28 de novembro, quando foram atendidos os indígenas das aldeias Kokraimoro e Pykarãrãkre. Entre as instituições envolvidas na realização da atividade estão: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE/PA), Secretaria de Trabalho e Promoção Social de São Félix do Xingu (Semteps) e a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi).

“Esse é um momento de extrema importância para o povo Kayapó, pois marca o acesso desses indígenas a direitos sociais indispensáveis para qualquer cidadão brasileiro. Dessa forma, a Secretaria dos Povos Indígenas entende que a vinda de ações como essa para terras indígenas é algo essencial para a cidadania dos povos”, declara a secretária dos Povos Indígenas Puyr Tembé.

A ação faz parte do projeto "Enxerga-me", da Defensoria Pública do Pará. O projeto é voltado ao combate do sub-registro de indígenas e busca garantir o acesso ao registro civil e a inclusão do sobrenome étnico. “A iniciativa do projeto é primordial para o desenvolvimento e acompanhamento das demandas de documentação civil básica e do acesso aos programas de governo pelos povos originários da região de São Félix do Xingu e de todo o estado”, afirma a coordenadora das ações cidadania da DPE/PA, Isabela de Melo Pimentel.