“Desafio Inovatur” usa a criatividade para alavancar o turismo paraense
Aliar tecnologia com ideias que possibilitem o crescimento do mercado turístico do Pará é a proposta central do projeto “Desafio Inovatur”. Na tarde da última quarta-feira (28), no auditório do Parque de Ciência e Tecnologia – PCT Guamá, em Belém, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) reuniu os interessados no projeto para tirar dúvidas e apresentar o Plano Ver-o-Pará.
O evento reuniu cerca de 80 participantes, desde empresários, estudantes, profissionais liberais, professores e outros profissionais, e iniciou com a palestra “Plano de Turismo”, ministrada pela coordenadora de marketing da Setur, Cláudia Guedes, que apresentou todas as peculiaridades do plano que tem como meta até o ano de 2020 colocar o Pará na liderança do destino da Amazônia.
“Este encontro foi extremamente positivo, conseguimos passar os propósitos do ‘Desafio Inovatur’ e repassamos aos participantes uma noção do plano estratégico do turismo. Além disso, mostramos nosso objetivo principal que é alcançar o turista que está fora do Estado e do nosso país”, destacou Cláudia Guedes.
Para o professor universitário Edinaldo Azevedo, o evento foi proveitoso para esclarecer as dúvidas e dar uma chance para os participantes conhecerem o universo do turismo local. “Estamos pensando no futuro, aliar a tecnologia com o turismo para atrair mais pessoas; desenvolver as nossas potencialidades. Tudo isso é fundamental”, disse.
O gerente de Inteligência de Mercado da Setur, Thiago Figueira, explicou os próximos passos do desafio. “As inscrições para o Desafio InovaTur estão abertas até 23 de março. A Universetec recepcionará as propostas dos participantes. Após esta data, os projetos serão tecnicamente avaliados e, no dia 9 de abril, serão divulgados as ideias que seguirão para o processo de orientações e mentorias. Nesta fase, os candidatos terão a oportunidade de desenvolver seus projetos com o acompanhamento técnico de especialistas nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e claro, turismo”, frisou.
De acordo com o gerente, o processo de melhoramento dos projetos dura aproximadamente um mês. No dia 18 de maio terá uma apresentação das ideias inovadoras ao público, em um evento em que os candidatos defenderão seus projetos em Pitch, tendo um tempo limitado para esta tarefa. Nesta etapa, os projetos serão classificados e posteriormente divulgados os três vencedores e as dez equipes classificadas que terão acesso ao programa de incubação da Universetec. O primeiro lugar terá um apoio de R$ 10 mil reais para materializar o seu projeto.
O Desafio InovaTur é uma iniciativa da Setur, Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Universetec, e PCT-Guamá, e pretende incentivar a criação de soluções inovadoras para a divulgação dos produtos e atividades turísticas do estado do Pará. (Com informações de Isa Arnour)