Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc participa da Conferência Nacional de Educação etapa Pará

Os participantes revisam o Plano Nacional de Educação, visando estabelecer as metas para os próximos 10 anos

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2023 21h35

O evento é realizado no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participa da etapa estadual, no Pará, da Conferência Nacional de Educação, nesta segunda (27) e terça-feira (28). Apoiada pela Seduc, a iniciativa revisa o Plano Nacional de Educação e propõe novas metas para os próximos 10 anos, com o tema “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Francisco Augusto, coordenador do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), destacou o apoio da Seduc ao evento. “A Conferência Estadual de Educação é onde se faz toda uma reflexão da última década do Plano Nacional de Educação e, obviamente, ao olhar o passado, chegou o momento de discernir sobre os passos ou os avanços que ocorriam e, sobretudo, projetar a próxima década. Nesse sentido, o apoio e a participação efetiva da Secretaria de Educação é fundamental no sentido de assegurar uma rede colaborativa, com as redes municipais, e construir uma educação para o Estado do Pará a partir do Estado do Pará. É por isso que a Secretaria de Estado de Educação, nesse processo todo, tem um papel efetivo de protagonismo na constituição, de apoiar e, sobretudo, construir juntos esse futuro, essa próxima década da educação do Pará e do Brasil”, ressaltou.

Sete eixos - Iniciada nesta segunda-feira (27), no Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Conferência prossegue até terça-feira (28), debatendo os sete eixos que nortearão as discussões para o desenvolvimento da proposta estadual.

“Essa construção se iniciou lá nos municípios, e também vai se prolongar aqui na etapa estadual. É muito importante isso, porque é nessas duas etapas, municipal e estadual, que vão ser apresentadas propostas para o novo Plano Nacional de Educação”, disse Francisco Lima, coordenador do Fórum Estadual de Educação.

Texto: Marcelo Júnior - Ascom/Seduc