Equipamentos escolares são entregues a unidade socioeducativa de Santarém
Equipamentos doados pela Seduc foram entregues ao Cseba, para garantir adequação e infraestrutura necessária ao aprendizado dos socioeducandos
A Fundação de atendimento socioeducativo do Pará (Fasepa), por meio do convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Pará (Seduc), recebeu a doação para o Centro de Atendimento Socioeducativo do Baixo Amazonas (Cseba) na última sexta-feira (24), de 4 mesas para professores, 30 cadeiras e mesas para os alunos, 5 quadro escolares e um computador para equipar as salas de aula da unidade. Os equipamentos escolares irão garantir a adequação necessária às salas de aula e ao aprendizado dos socioeducandos. O convênio de cooperação técnica entre Fasepa e Seduc é um compromisso do Estado com a escolarização proporcionada aos socioeducandos do Cseba.
O convênio de cooperação técnica entre a Fasepa e a Seduc é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que têm um conjunto de ações pedagógicas, em que os profissionais da Seduc ministram aulas aos adolescentes nas unidades socioeducativas.
A Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Terezinha de Jesus Rodrigues, é a escola destinada exclusivamente à educação de jovens que cumprem medida socioeducativa no Cseba, e foi através da parceria entre Fasepa e Seduc que avaliaram a necessidade de novos equipamentos, para contribuir na infraestrutura das salas de aula do Centro Socioeducativo de Santarém, tendo como objetivo, a valorização e contribuição significativa do aprendizado dos socioeducandos e nas condições do trabalho executado pelos professores no espaço.
Segundo o gestor do Cseba, Sérgio Pinheiro, os equipamentos escolares doados pela Seduc servirão de apoio aos professores, e de incentivo aos socioeducandos. "A parceria entre Fasepa e Seduc é essencial para proporcionar melhor qualidade de estudo para os socioeducandos, contribuindo significativamente no aprendizado, além de melhorar as condições de trabalho dos professores”, destacou o gestor.
O Sinase e o ECA são um importante instrumento de garantia de direitos, tornando a educação um direito universal e obrigatório. E, com suas diretrizes pedagógicas, buscam fundamentar as práticas realizadas nas unidades de atendimento socioeducativo, garantindo desta forma, todos os direitos aos adolescentes, nas diversas áreas de atendimento.
Texto: Dani Valente - Ascom/Fasepa