Sespa promove ações de saúde para população de matriz africana
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Povos Tradicionais (CESIPT), promoveu na manhã deste domingo (26), ações de saúde para a população de matriz africana, no Terreiro de Pai Xangô e Caboclo Rompe Mato, no bairro de Fátima, em Belém, em alusão a Campanha Novembro Negro.
Foram realizadas consultas clínicas, pediátricas e ginecológicas; testes rápidos; avaliação nutricional e encaminhamentos para consultas e exames na rede pública de saúde em diversas especialidades.
A assistente social da CESIPT, Patrícia Gomes, explica o objetivo da ação. "Hoje estamos aqui no terreiro em uma.das ações que compõe as atividades do Novembro Negro. E o objetivo é levar saúde aos povos de terreiro, levar acesso a essa população que por anos não teve acesso. E isso é mais uma ação afirmativa da saúde para a população como um todo, mas especialmente a população negra, a população que há décadas fica no outro lugar de privilégios", afirma Patrícia.
Rodrigo Castro é um dos frequentadores do terreiro, ele aproveitou a oportunidade para agendar exames. "Eu vim hoje aqui porque tinha alguns exames para fazer e são bem complicados e caros, e agora já estou com tudo encaminhado, o que facilitou bastante a minha vida", diz Rodrigo.
"É muito importante ter esses serviços aqui, pois a nossa área de atuação é uma área bem carente. Muitas pessoas aqui não têm acesso a tantos serviços de saúde e informações como as que estão sendo repassadas aqui, como questões odontológicas e pediátricas, avalia Karen Bianca, que é uma das sacerdotisas do terreiro.
Pai Evandro reforça a atenção do Governo do Estado para com os povos de Matrizes Africanas. "Está sendo uma satisfação muito grande receber todo esse amparato, esse auxílio do Governo do Estado. Nós estamos num momento muito crítico quando se trata de discriminação ao racismo, tanto religioso como de cor. E é muito bom o Povo de Santo sentir acolhido pelo Governo.
Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, as ações de saúde e oficinas específicas aos Povos de Matrizes Africanas serão realizadas no município de Cametá, na Região de Integração Tocantins, na Comunidade Quilombola Mupi Torrão.