Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Detran investe em geração de renda na emissão de CNHs com atividade remunerada

Por Ronan Frias (SECOM)
26/11/2023 08h52

O Governo do Estado vem investindo em ações de geração de renda para a população e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) tem sido atuante para garantir, através da emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com indicação de atividade remunerada, a possibilidade dos condutores do Estado prestarem serviços relacionados ao transporte.

A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, ressalta que o órgão vem reforçando ações na capital e interior relacionadas à habilitação para agilizar os processos. “Cada vez mais investimos em ações que levam soluções para a população, atingindo bons resultados e demonstrando agilidade na prestação dos serviços do órgão”, afirma a gestora.

De janeiro até agosto deste ano, mais de 113.000 condutores foram habilitados com atividade remunerada. Esses número seguem a tendência de crescimento dos últimos dois anos, quando, em 2021, foram emitidas 137.870 e em 2022, 173.431 CNHs.

Além da habilitação, o Detran ministra cursos de capacitação profissional para diversas categorias profissionais, como condutores de passageiros e veículos de emergência, fomentando um mercado mais qualificado e seguro.

No mês passado, a condutora Renê Silva realizou a inclusão de categoria AD e atividade remunerada para ampliar as possibilidades de trabalho. "Foi um processo muito tranquilo pelo Detran, estou utilizando a CNH virtual que foi gerada com muita rapidez, atualmente já estou trabalhando como motorista de aplicativo, mas futuramente pretendo atuar como motorista profissional dentro da categoria D em empresas", conta.

Procedimento - Para incluir o exercício de atividade remunerada na primeira habilitação, o candidato deverá solicitar o mesmo quando for questionado durante o atendimento presencial no Detran, para a validação de documentos. 

Já na renovação, a inclusão da atividade remunerada se dá no momento da emissão do boleto no site. Para este caso, o condutor deverá realizar exame médico e avaliação psicológica na renovação.