Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Pro Paz Saúde reforça atendimento da população em Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/03/2018 00h00

A Fundação Pro Paz iniciou na manhã desta sexta-feira (2) a caravana de saúde que vai reforçar o atendimento que já vem sendo feito pelo Governo do Estado e Prefeitura de Barcarena aos moradores da comunidade Bom Futuro, no município. Por meio de uma unidade móvel de saúde, a população terá acesso a médicos, enfermeiros e a um posto de vacinação.

A ação é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), Pro Paz e a Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena. A mobilização serve para reforçar os atendimentos das unidades básicas de saúde do município. A expectativa é que, pelo menos, 75 pessoas sejam atendidas diariamente.

Eugênia Telles, secretária de Saúde de Barcarena, ressalta a importância da parceria com o Estado. “Como a gente está atendendo in loco, algumas localidades não oferecem um ambiente favorável, então com esse apoio podemos oferecer uma assistência com qualidade para a população”, pontua.

Uma das moradoras que recebeu atendimento no primeiro dia foi Maria José Leão, 43 anos. Ela levou a filha Alessandra Lopes, 2 anos, para consultar. Para Maria, a unidade trouxe muitas melhoras. “Essa unidade móvel me ajudou muito. Além de poder trazer a minha filha para ser atendida, porque está com febre, a doutora ainda analisou um resultado de um exame que tinha feito. Se não fosse isso, ia ter que lutar para marcar em outro lugar”, relata Maria Leão.

Um dos profissionais de saúde que está fazendo parte dessa parceria é a médica clínica geral Jamille Souza Oliveira. Só no primeiro dia, Jamille fez 25 atendimentos na caravana Pro Paz Saúde. A médica destaca ainda que a unidade trouxe facilidade para o acesso ao atendimento dos moradores de Bom Futuro. “Essa ação é muito importante para poder facilitar o acesso da população, porque o bairro aqui é bastante grande e tem um grande número de pessoas. Essa força tarefa veio muito a somar”, acredita.

Rodrigo Bentes, coordenador de Vigilância Ambiental da Sespa, estava à frente da força tarefa. Ele destacou que o município tem capacidade para atender a população nas unidades de saúde, mas por conta do aumento da demanda, a Sespa, por meio da caravana, foi ao município dar apoio.  

“A princípio estão sendo disponibilizadas as especialidades de clínica médica e pediatria. Durante o atendimento, os moradores passam por uma triagem. Caso seja necessário, são encaminhados para outras especialidades, como gastro, dermatologista, dentre outros”, explica Bentes.

A caravana vai percorrer inicialmente as localidades de Vila Nova, Burajuba e Bom Futuro. A ação deve durar três dias em cada comunidade e será distribuída da seguinte forma: nos dias 2, 3 e 4 de março em Bom Futuro; 5, 6 e 7 na comunidade Burajuba; 8, 9 e 10/03 em Vila Nova. Neste sábado será realizada uma reunião para decidir quais outras comunidades também serão atendidas.

Além do atendimento médico, a Sespa segue fazendo coleta de amostras de água diariamente. Todo o material é analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).  ”Diariamente, os técnicos do estado e do município estão realizando coletas de água. A Sespa fica monitorando os laudos e avalia se ainda há indícios de contaminação”, diz. Além dessa coleta, garrafões de água continuam sendo distribuídos às famílias, mum trabalho que envolve o Governo do Estado, Prefeitura e Hydro.

Todas essas ações são medidas emergenciais determinadas pelo Grupo de Trabalho do Governo do Estado para o atendimento em Barcarena. Composto por vários órgãos do Estado para atuação conjunta e integrada, o grupo tem como foco principal a saúde das pessoas das comunidades próximas do local e medidas para preservação do meio ambiente, realizando ações imediatas e monitoramento permanente, além de solicitar a tomada de medidas preventivas pela Hydro, por conta do alto volume de chuvas nesse período.

Texto: Sidney Oliveira