Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Em Ananindeua, moradores participam de ação ecológica promovida pela Cultura Rede de Comunicação

Por Raiana Coelho (SECTET)
25/11/2023 13h48

Dessa vez foi no bairro Icuí-Guajará que o projeto “Cultura Eco” fez sucesso, neste sábado (25), durante a grande ação de saúde e cidadania "Governo do Pará nos Bairros", que vem sendo oferecida pelo Governo do Pará a moradores de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém) desde o início de novembro. A ação sustentável, realizada pela Cultura Rede de Comunicação, promoveu a troca de embalagens e outros produtos recicláveis por mudas de plantas. Cerca de 3 mil metros cúbicos de resíduos em plástico e metal foram arrecadados.

Na área residencial da Rua Santa Fé, centenas de moradores foram em busca de serviços gratuitos em várias áreas como saúde e cidadania, e aproveitaram para contribuir com a manutenção de um meio ambiente mais saudável.

“Eu achei maravilhoso isso aqui, uma boa atitude para que a gente ajude a manter a floresta e cuidar da natureza. Hoje, não temos mais aquela floresta maravilhosa, a gente precisa muito cuidar do meio ambiente", disse a autônoma Silvia Lima, que levou para casa mudas de Ipê Amarelo e Ipê de Jardim. 

“A Cultura Rede de Comunicação participa ativamente da ação primeiramente cumprindo nosso principal papel que é o de levar a informação, nós estamos aqui fazendo cobertura, divulgando, mostrando à população o que está acontecendo. Também temos nossa ação de sustentabilidade através do programa “Cultura Eco”, onde as pessoas vêm para cá, trazem materiais recicláveis e a gente troca por mudas de plantas, plantas regionais. É muito importante essa ação a cada 15 dias estar em Ananindeua, uma grande iniciativa do governador Helder Barbalho e da nossa vice-governadora Hana Ghassan”, declarou Miro Sanova, presidente da emissora pública do Pará e quem esteve presente na programação.

No caso da moradora Silvana Pinheiro, são mudas de Abacate e Murici que irão dar cor, vida e frutos na casa da autônoma, que passou pelo estande do “Cultura Eco” e deixou copos descartáveis na lixeira em troca dos vegetais que, segundo ela, vai levar para o interior do Estado. “Muito importante a iniciativa por dois motivos: primeiro que nós vamos ter nosso espaço, andar e fazer a reciclagem, que é muito importante, e também para plantar mais verde na terra. Vou plantar no meu terrenão lá no interior, que é muito grande. Estou muito feliz com isso, tá perfeito”. 

O “Cultura Eco” é um projeto da Cultura Rede de Comunicação em parceria com a Fundação Escola Bosque (Funbosque) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), teve início em julho deste ano (2023), durante o veraneio, no município de Salinópolis, e já marcou presença em eventos importantes como a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes e o aniversário da Rádio Cultura do Pará, sempre com incentivo a hábitos de preservação do Meio Ambiente. No ultimo dia 11 de novembro, durante o "Governo do Pará nos Bairros", no bairro de Águas-Lindas, também em Ananindeua, foram arrecadados 1.500m3 de resíduos recicláveis que foram entregues pelos moradores da área em troca de 145 mudas de diversas variedades de planta. Todo o material foi entregue a uma cooperativa de recicláveis.