Estudantes da Escola Jorge Lopes Raposo são premiados em concurso de redação do Círio de Icoaraci
Os estudantes Marcos Alejandro Santana e Yuliara Santos, do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, no distrito de Icoaraci, em Belém, foram os primeiro e segundo colocados, respectivamente, no concurso de redação do 71° Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira do distrito, na categoria ensino médio.
Os jovens receberam a premiação de R$ 400, na manhã desta sexta-feira (24), após a Missa das Escolas, celebrada pelo padre Maurício Henrique, na Basílica Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, com a participação de representantes das escolas que participaram das peregrinações da festividade do Círio 2023 e receberam a visita da imagem da Santa Padroeira de Icoaraci.
Neste ano, o tema do concurso foi “Maria Cheia de Graça, ensina-nos a viver como escolhidos”. Além da categoria Ensino Médio, o concurso também premiou, na categoria Ensino Fundamental, os jovens Eduarda Raiane da Costa (1° lugar) e Dionei Saraiva Junior (2° lugar), ambas do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Avertano Rocha (Avertaninho).
Como ocorre todos os anos, o concurso de redação do Círio de Icoaraci é voltado a estudantes de todas as escolas de Icoaraci com o objetivo de incentivar os jovens a trabalharem a temática religiosa. “Quando soube que fui premiada, fiquei muito surpresa, pois não conhecia muito a igreja e falei muito sobre viver a vocação como escolhido, por amor”, disse a jovem Yuliara Santos.
Garantir o primeiro lugar no concurso da categoria Ensino Médio também foi surpresa para Marcos Alejandro, que estuda na Escola Jorge Lopes Raposo desde o 1° ano do Ensino Médio. Incentivando pela professora de Língua Portuguesa, Socorro da Mata, o jovem resolveu apostar na elaboração de uma redação com o tema religioso voltado do Círio de Icoaraci.
“Foi um desafio e ao mesmo tempo um prazer ter feito está redação. Confesso que mesmo surpreso com o resultado, estava confiante já que vinha me preparando para as redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, disse o jovem.
A professora Socorro da Mata, que acompanhou os jovens com um grupo de funcionários e professores da escola, se disse satisfeita com o resultado. “Para nós foi excelente, ainda mais vendo que eles aceitaram a proposta de fazer uma redação de cunho religioso”.
Com a excessão do ano passado em que a escola não participou, a professora lembra que sempre incentiva e prepara os jovens da escola a participarem do concurso de redação do Círio de Icoaraci, e também de outros concursos. “Os nossos alunos já são conhecidos no concurso do Círio, pois sempre ganham em segundo ou primeiro lugar e isso é muito gratificante para o nosso trabalho”, declarou.