CIIR encerra programação “Novembro Azul” com Arrastão do Pavulagem
A semana “Novembro Azul” promovida pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, foi encerrada nesta sexta-feira (24). O CIIR aderiu à campanha nacional que enfatiza aos cuidados integrais para a saúde do homem.
Com a temática “A prevenção é o melhor remédio”, a semana do autocuidado masculino, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), garantiu a profissionais, usuários e acompanhantes ação social conduzida pelo grupo voluntário da Rede de Solidariedade (RS) com atendimentos de Enfermagem, serviços de estética, massagem, quiroplaxia (alinhamento postural) e podologia.
A iniciativa oportunizou atendimento compartilhado entre pais e filhos, ato que gerou inclusão e conforto familiar. Juntos sendo contemplados com os serviços, Raimundo Moraes, 43 anos, e o reabilitando Gabriel Moraes, de 19 anos, respectivamente pai e filho, puderam realizar em família diversos procedimentos e dentre esses, o corte de cabelo.
“Esta ação social é muito importante, porque há pais que não têm a oportunidade de realizar lá fora. No meu caso, por questões financeiras e de mobilidade do meu filho, não realizamos isso no dia a dia por conta de suas limitações. Sempre fazemos separadamente”.
Além disso, o genitor garante que é uma oportunidade para os homens relaxarem um pouco mais e “esquecerem os problemas lá fora, porque temos que cuidar junto com as mães, exclusivamente, de nossos filhos e, desta maneira, acabamos esquecendo do autocuidado e estou incluído neste grupo. Faz tempo que não realizo exames, ir ao médico, entre outros serviços”.
O último dia de programação nesta sexta contou com a parceria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que disponibilizou, pela manhã, uma palestra conduzida pela enfermeira e diretora assistencial do CIIR, Maria do Carmo da Silva, com o tema “Câncer de próstata: mitos e verdades”, realizada no auditório. Para cerca de 100 profissionais, a facilitadora do evento enfatizou a importância do autocuidado e esclareceu possíveis sintomas que podem ser percebidos para ligar o alerta ao câncer de próstata e procurar auxílio da medicina.
À tarde, centenas de pessoas entre profissionais, usuários e acompanhantes seguiram o Arraial do Pavulagem, realizando o “Arrastão Azul”, que passou pelas dependências do Centro de Reabilitação levando informação de saúde e proporcionou alegria, cultura e interação social.
Para a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, a parceria com o Arraial do Pavulagem “trouxe mais brilho ao nosso evento promovendo muita informação de bem-estar por intermédio da cultura, não somente para os profissionais, mas principalmente, à nossa comunidade assistida que apreciou com muita intensidade a apresentação que já é uma manifestação cultural reconhecida no Pará. Foi realmente contagiante acompanhar o cortejo”, ressaltou.
Saúde do Homem - Inicialmente, a campanha “Novembro Azul” tinha como foco o câncer de próstata, mas após orientações do Ministério da Saúde (MS), as atuais ações de saúde pública englobam jovens e adultos para o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e doenças prevalentes, como a obesidade, problemas renais, hipertensão e diabetes; e na prevenção dessas patologias com a vacinação e práticas saudáveis como as atividades físicas e alimentação balanceada.
Sessões de estética para homens quebraram tabus na ação Foto: Divulgação
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.