Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

SEOP realiza palestra de prevenção contra o câncer de mama e próstata para os colaboradores 

A ação teve como objetivo informar e tirar dúvidas em relação ao diagnóstico precoce

Por Lilian Guedes (SECOM)
24/11/2023 15h17

Em alusão ao "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", servidores da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) participaram de duas palestras sobre conscientização e importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, colo de útero, próstata e de pênis. A palestra ocorreu no auditório "José Augusto Soares Affonso".

"Além de cuidarmos da nossa saúde, as palestras nos ajudam de forma instrutiva sobre ansiedade", destaca o secretário-adjunto de obras Valdir Acatauassú. AInda segundo Valdir, nesta sexta-feira (24) o evento contou com a presença das enfermeiras Ana Alice e a Ana Karolina que orientaram sobre a prevenção do câncer e o que pode acontecer se deixar de cuidar da saúde.

"Todos sabem do processo que estou passando agora no meu tratamento [contra o câncer], que descobri justamente através da precaução. Todos os anos faço check-up, cuido da minha saúde e descobri bem no início, ou seja, a precaução com certeza vai salvar minha vida", reforçou o secretário-adjunto. 

No evento, a enfermeira Ana Karolina explicou que a prevenção do câncer de próstata é feita através de exames regulares, a partir dos 50 anos ou dos 45 anos, se houver histórico familiar, com o exame do toque retal, PSA (Antígeno Prostático Específico) e histórico clínico. 

“É mais fácil tratar um câncer de próstata, do que o câncer de colo de útero. O câncer de próstata tem chance de cura de 90% com o diagnóstico precoce, porém, o maior problema é o diagnóstico tardio dos pacientes", enfatizou Ana Karolina. 

Além disso, a profissional destacou que manter uma alimentação saudável, com baixo consumo de gorduras saturadas, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o tabagismo é fundamental para ajudar na prevenção. É importante consultar um médico se sentir alterações na região e no corpo para obter orientações específicas.

Para o colaborador Márcio Gomes, de 42 anos, o evento ajudou a observar os sintomas de prevenção no corpo. "Foi muito interessante e esclarecedor em relação ao câncer de próstata. Aprendi que devemos sempre fazer o exame, principalmente quando estivermos com mais de 60 anos. Pude tirar minhas dúvidas sobre a doença, identificar os sintomas, para caso eu passe por isso um dia, enfrente sem medo". 

Câncer de Pênis - É um tipo raro de câncer e tem uma maior incidência em homens a partir dos 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. A doença está associada à má higiene íntima, à infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Outubro Rosa mês de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. "Este processo gera células anormais que se multiplicam formando tumor. É o tipo de doença mais comum entre as mulheres. No público masculino apenas 1% dos homens desenvolvem a doença", explica Ana Alice, enfermeira ginecologista e obstetra.  

Para prevenir este tipo de câncer é importante realizar exames preventivos (Papanicolau) regularmente, vacinar-se contra o HPV, ter uma vida sexual segura e evitar o tabagismo. Fazer o autoexame, fazer mamografias regularmente a partir dos 40 anos, alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar o consumo excessivo de álcool. 

Câncer de colo do útero - Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é bastante comum e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Texto: Lucas Rocha / Ascom SEOP