Hospital Abelardo Santos investe em capacitação no tratamento e cuidado com a pele de pacientes internados
Profissionais de saúde passam, constantemente, por capacitações sobre lesão por pressão, que são feridas causadas na pele após um longo período na mesma posição
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, vem desenvolvendo diversas capacitações e dinâmicas entre colaboradores, com foco no tratamento e cuidado com a pele do paciente internado. Nesta terça (21) e quarta-feira (22), aconteceu o II Workshop de Cuidado com a Pele, que teve como tema “Troque o L de lesão pelo P de prevenção”.
Neste ano, o evento enfatizou a importância do ambulatório de cuidados com a pele. O serviço começou a ser disponibilizado em 2022 e recebe pacientes provenientes do setor de internação do HRAS que estão clinicamente estáveis e receberam alta médica, mas precisam realizar acompanhamento até a total cicatrização da lesão. A iniciativa tem gerado resultados positivos, como a liberação mais rápida de leito, já que o paciente não precisa ficar internado só para tratar a lesão, e a diminuição dos riscos de reinternação, devido aos cuidados e orientações realizadas aos usuários e suas famílias.
“Estamos dando ênfase em nosso ambulatório de cuidados com a pele, que foi um grande ganho do hospital, onde conseguimos dar continuidade ao tratamento dele, ou seja, não ficará desassistido. Os pacientes que estão participando do evento puderam contar um pouco dessa história, do tratamento recebido dentro do hospital e da importância do ambulatório. É um orgulho devolver esse paciente curado para o seu convívio social”, disse Milene Figueiredo, enfermeira de cuidados com a pele.
As lesões ocasionadas na pele, chamadas de lesões por pressão, são ocasionadas pela interrupção da circulação sanguínea em determinada parte do corpo, por pressão ou fricção constante da pele ou tecidos moles subjacentes. Geralmente, ela surge em pacientes acamados, pessoas com mobilidade reduzida ou que passam muito tempo na mesma posição.
Recuperação – O ambulatório de cuidados com a pele do HRAS já permitiu a recuperação de diversos pacientes atendidos na instituição. Brian Miguel, de 2 anos e seis meses, foi um deles. Vindos do distrito de Mosqueiro, a criança precisou passar por tratamento no braço após uma lesão de pele. Hoje, a ferida está totalmente cicatrizada.
“O atendimento foi ótimo. Tive uma experiência muito boa com meu filho aqui no Hospital. E graças ao cuidado da equipe, o meu filho está curado”, disse Alene Correa, mãe de Brian.
Para Sergio Cortinhas, que acompanhou o pai em um longo tratamento de dois meses, o ambulatório está sendo essencial para a recuperação. “Meu pai está há 3 meses fazendo curativo no ambulatório. Um lado da sua perna já foi totalmente cicatrizado e, em breve, a outra perna será curada também. Agradeço muito pelo cuidado e atenção que meu pai recebeu de todos os profissionais envolvidos”, ponderou o rapaz.
Serviço - Unidade da rede pública de saúde do Governo do Pará, o Hospital Regional Abelardo Santos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A instituição disponibiliza 11 especialidades médicas e conta com 340 leitos de internação, entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adultos e pediátricos.