Com o apoio da Emater, Festival de Búfalo inova a culinária da Parauapebas
Evento gastronômico do município é organizado com a participação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará
Desta terça-feira (21) até domingo (26), cerca de mil pessoas por dia estão prestigiando o IV Festival Gastronômico de Parauapebas, o Buffalo’s Gourmet, organizado com a participação do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município da região Carajás.
Pela articulação da Associação Búfalos de Ferro (ABF) e Queijaria Cosanostra, sob apoio do Governo do Estado, o evento transcorre na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, com entrada livre.
O objetivo é valorizar e divulgar uma cadeia produtiva de alta rentabilidade, no sentido de emprego e renda, e potencial diferenciado de segurança alimentar e nutricional, a partir dos derivados múltiplos.
“É uma ocasião única, multicultural e que abre portas para negócios, governança, inclusão e ciência. A Emater assegura o agricultor familiar, o pequeno e médio produtores, como protagonista deste processo que é um processo de desenvolvimento sustentável no coração da Amazônia”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Parauapebas, Ailton Silveira, zootecnista e farmacêutico.
Alguns dos destaques da programação são o Concurso de Gastronomia, cuja premiação totaliza quase R$ 20 mil, por meio de júri selecionado, e o Cozinha Show, no qual chefs renomados ensinam a preparar pratos autorais.
Filé de tartaruga e pizza com açaí
As receitas todas, tais quais Filé de Tartaruga no Queijo de Búfala e Pizza à Moda Açaizal, são inspiradas em leite, muçarela e carne de búfalo, entre outros aproveitamentos, e se complementam com ingredientes oriundos também da agricultura familiar, tais quais açaí, peixe e hortaliças.
Só de alface, cheiro-verde e rúcula, por exemplo, a estimativa da Emater é de oferta de cinco mil unidades, por conta de um curso de olericultura teórica e prática promovido de segunda-feira (20) até esta quarta-feira (22), para 50 famílias de seis comunidades, como parte da agenda prévia do Festival.
Emater
Em parceria com empresas do setor, há cerca de dois anos a Emater vem incentivando de forma específica a bubalinocultura em Parauapebas, como motor gerador de emprego e renda e ampliação da oferta de alimentação alternativa.
As estratégias são de acesso a políticas públicas, como tecnologia e crédito rural. Na atualidade, existem quatro produtores-referência, na gestão de um rebanho de 200 animais das raças mediterrâneo e murrah, via a aptidão de laticínio.
Durante o Festival, a previsão é que a Emater, ainda, entregue solenemente 40 cadastros nacionais de agricultura familiar (cafs) individuais, três cafs jurídicas, cinco cadastros ambientais rurais (cars) e cinco assinaturas de contrato do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com o Banco da Amazônia (Basa).
Para o produtor Geraldo Pedro de Oliveira Neto, de 41 anos, que está à frente do Buffalo’s Gourmet, a Emater merece agradecimentos: “É um papel fundamental no sucesso da quarta edição do Evento. Esta parceria proporcionou a presença de empreendedores da agricultura familiar com hortas que vão abastecer a Cozinha Show e a presença de animais: búfalos, peixes, carneiros. Tudo isso presenteia a população de Parauapebas com muitas novidades”, diz o proprietário do Sítio Açaizal, sede da Rota do Búfalo, onde ele trabalha com 100 búfalos, em média.
Texto de Aline Miranda