Semas e Comissão de Educação Ambiental querem apresentar projetos na COP 30
A Comissão promove educação ambiental formal e não formal, com a colaboração da sociedade
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou na segunda-feira (20) da reunião ordinária da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará (CIEA/PA), órgão que promove educação ambiental formal e não formal, com a colaboração da sociedade. A Comissão é composta por vários órgãos e entidades estaduais.
Na ocasião, que contou com a presença de representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), foi apresentado o balanço das ações desenvolvidas pelo colegiado em 2023, bem como atualizado o status do processo do Decreto da CIEA-PA.
“Foi muito importante termos a presença do diretor de Educação Ambiental, do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, na nossa reunião da CIEA. Com essa perspectiva de fortalecer esse colegiado, que é conduzido pela Semas e Secretaria de Educação, visando ao fortalecimento da educação ambiental em nosso Estado, para que possamos apresentar projetos estruturantes de educação ambiental para a COP 30”, disse Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.
“É muito importante a reunião, e a Semas deve trabalhar na educação ambiental com essa perspectiva de fortalecimento, dentro de todo o cenário mundial, e principalmente no Pará, por sediar a COP 30. O Ministério do Meio Ambiente usa essa temática, que tem acompanhado as CIEs nacionalmente, com o objetivo de trabalhar a educação ambiental dentro dos estados e municípios”, complementou Andreia Monteiro.
Compromisso - De acordo com o diretor de Educação Ambiental do MMA, Marcos Sorrentino, o diálogo com os servidores da Semas foi importante porque “sinaliza fortemente o compromisso da Semas e do Ministério do Meio Ambiente com esse foro democrático e de participação da sociedade na construção de políticas públicas de educação ambiental. As várias instituições que estavam aqui presentes têm como interlocutores cada um dos servidores de educação ambiental da Semas, e isso possibilitará a estruturação de políticas públicas em parceria entre o governo federal e estadual, e a nossa grande busca de chegar aos 144 municípios do Estado construindo propostas que nós chamamos de enraizamento e capilaridade de uma cultura educadora e cooperativa nesse campo socioambiental”, explicou Marcos Sorrentino.
O evento contou com a participação das seguintes instituições: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Pará (UFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Ministério Público do Pará (MPPA), Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira de Icoaraci (Cocavip) e Rota do Açaí.
Texto: Vinícius Silva - Ascom/Semas