Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Governo do Estado garante creches em Acará, Bragança e Goianésia do Pará

Unidades terão capacidades para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário, brinquedoteca, entre outros espaços educacionais

Por Bruno Magno (SEOP)
21/11/2023 08h35

Os municípios do Acará, Bragança e Goianésia do Pará serão contemplados, cada um, com uma creche do programa ''Creches Por Todo o Pará'', pelo governo do Estado, por meio da Seduc. Os convênios para construções das unidades foram assinados, na segunda-feira (20), pela vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, nas presenças dos prefeitos dos municípios.

"O governo do Estado está levando mais educação e qualidade de vida para os paraenses. Bragança, Acará e Goianésia do Pará são os próximos municípios a ganharem unidades do Programa Creches Por Todo o Pará. A assinatura dos convênios permite o início da construção e um investimento que vai levar possibilidade das mães estarem inseridas no mercado de trabalho e conforto para as famílias'', destacou  Hana Ghassan,  que assinou os documentos ao lado do prefeito do Acará, Pedro Moraes; prefeito de Bragança, Raimundo de Oliveira, e do prefeito de Goianésia do Pará, Francisco Rocha.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, ressaltou que as novas unidades  vão permitir uma educação digna para as crianças dos municípios. “Essa é uma pauta prioritária para que tenhamos nossas crianças nas escolas desde muito cedo, aproveitando inclusive os primeiros 1.000 dias de vida, momento importantíssimo para o desenvolvimento delas. Tenho certeza de que as creches em Acará, Bragança e Goianésia do Pará vão beneficiar e auxiliar nossas crianças e as famílias delas", disse o secretário. 

Na semana passada, o Estado também garantiu a construção de unidades do programa nos municípios de Quatipuru, Moju, Itaituba e Piçarra. O Estado assinou, também, em 13 deste mês, a ordem de serviço para construção de creche em Nova Timboteua. E, no dia 14, foi a vez do município de Almeirim ser contemplado, e no dia 15, o município de Viseu. 

Já nesta sexta-feira (16), foram assinadas as ordens de serviço para construção das unidades de Santa Maria do Pará e Igarapé-Miri. Nesta segunda-feira (20), durante agenda no Marajó, o Estado também garantiu a construção de creches em 13 municípios do arquipélago: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista.

O “Creches por todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas. 

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa já foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, e atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.