Programa 'Forma Pará' conclui primeira turma de nível superior, em Salinópolis
Universitários finalizam a gradução no curso de Licenciatura em Geografia, e a formatura está prevista para o dia 21 de dezembro, no próprio município
Danielle Taborda, natural de Salinópolis, nordeste paraense, encerrará o ano de 2023 com uma grande conquista: o diploma de nível superior. Por meio do Programa Forma Pará, instituído pelo governo do Estado, ela é um exemplo entre os formandos do curso de Licenciatura em Geografia.
A alegria de Danielle e colegas é imensa por integrarem a primeira turma concluída pelo programa estadual, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e universidades públicas no Pará.
A universitária afirma que, durante quatro anos, a dedicação foi exclusiva ao curso. "Quando o programa chegou na nossa cidade e nos apresentou a proposta, fiquei muito feliz porque eu já gostava de geografia. Foram quatro anos de licenciatura, de muito aprendizado para nós. Os professores que vieram foram de extrema importância, todos contribuíram com a nossa formação de forma muito positiva", diz Danielle Taborda.
Ao longo do mês de novembro, os 33 alunos do curso de Geografia apresentarão os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e a formatura está prevista para o dia 21 de dezembro, no próprio município de Salinópolis.
Incentivo ao ensino e pesquisa - O coordenador do Forma Pará, Daniel Sidônio, ressalta a importância do Programa para o fomento de ensino e da pesquisa no território paraense, e para a geração de emprego e renda. "O Forma Pará é a democratização do ensino superior no Estado. O programa iniciou em 2019, com 20 turmas, e hoje temos 201 turmas nos 144 municípios, com convênio com as seis universidades públicas do Pará, que são Uepa, UFPA, IFPA, Ufra, Ufopa E Unifesspa", afirmou.
"As 20 primeiras turmas já estão no seu ciclo de encerramento. E a primeira a se formar será a de licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Pará, em Salinópolis. Serão 33 profissionais qualificados, que não serão apenas professores licenciados em geografia, mas serão pesquisadores, cientistas, empreendedores e profissionais para transformar sua região e todo o Estado", acrescentou o coordenador.
Um dos objetivos do Programa Forma Pará é permitir que as pessoas estudem em seu próprio município, explica Daniel Sidônio. "Então, o grande resultado disso é oferecer à população profissionais qualificados para desenvolver o seu próprio município. E a missão do programa é levar oportunidade para as pessoas através da educação superior".
Para Danielle Taborba, ter a oportunidade de estudar na sua própria cidade foi fundamental. "Neste momento, estou sentindo gratidão por ter concluído o curso. O Forma Pará nos proporcionou o curso aqui na nossa cidade e foi de suma importância, porque eu sempre tive o sonho de ter uma graduação, mas não tive a oportunidade", ressaltou Danielle.
Programa - O Forma Pará é o maior programa de expansão do ensino superior do Brasil, trabalhando com turmas fora de sede. Realizado pelo governo do estado em parceria com as universidades públicas, prefeituras e organizações da sociedade civil, o programa leva cursos de nível superior, de forma presencial, aos municípios, oferecendo oportunidade de qualificação da mão de obra relacionada aos arranjos produtivos locais.
Com a publicação da Lei 9.324, de 7 de outubro de 2021, o Forma Pará garantiu a sua continuidade ao longo do tempo. Isso também permitiu ao programa ofertar bolsas de extensão e cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado).