Feira demonstra o estímulo do Governo do Estado às cadeias produtivas regionais
Arranjos Produtivos Locais, projetos, oportunidades de negócios e potencialidades estão disponíveis no estande institucional da Sedeme
Andreia Sena, da Cooperativa Agromel, mostra a produção de São João de Pirabas, referência na cadeia produtiva de melPolíticas públicas voltadas para o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável das cadeias produtivas paraenses e a exposição de Arranjos Produtivos Locais (APLs) são destaque no estande institucional do governo do Pará, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na 10ª edição da Feira Pará Negócios 2023. A feira foi aberta ao público no sábado (18) no Hangar - Centro de Convenções e Feira da Amazônia, em Belém, e segue até esse domingo (19) de 10h às 22h.
Com o tema “Inovação e Sustentabilidade” o evento tem entre seus principais objetivos, fomentar o ambiente de negócios entres as empresas participantes com experiências inovadoras e sustentáveis, agregando valor às marcas, potencial competitivo e a promoção da responsabilidade social corporativa.
No estande institucional, técnicos do governo apresentaram os principais projetos, oportunidades de negócios e as potencialidades econômicas das cadeias produtivas do estado.
Polo Joalheiro apresentou peças feitas a partir do reaproveitamento de joias usadas, mostra do trabalho realizado na instituiçãoO público pode conferir no estande governamental, os APLs de moda autoral, cosméticos, fitoterápicos , óleos essenciais, além de mostra de joias do Programa Polo Joalheiro e produtos da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Nordeste Paraense (Agromel), como própolis, pólen, energético natural e outros. A Agromel, com sede em São João de Pirabas, tem 48 famílias associadas para a produção do mel e de toda a cadeia do produto.
Ainda como parte das ações de governo, a equipe técnica visitou os estandes apresentando as diretrizes do crédito do produtor e as principais ações do governo, por meio da Sedeme voltadas para o fortalecimento econômico sustentável.
APLs - O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, destaca que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) contribuem fortemente para o desenvolvimento e promoção da competitividade do mercado regional. ”A exposição dos produtos de diversas cadeias produtivas busca dar visibilidade e proporcionar aos produtores a prospecção de futuros negócios”, disse o secretário
A professora Ana Valéria visitou o estande e quis conhecer mais sobre as joias produzidas através do Programa Polo Joalheiro Paraense e os produtos dos APLs, em exposição. ‘Estamos vivenciando toda expectativa para a COP 30, que será uma vitrine para darmos visibilidade ao potencial econômico sustentável do nosso Estado”, enfatizou
Técnicos da Sedeme estiveram atentos para dar informações e atender às demandas do público no estande institucionalA produtora e designer criativa do Programa Polo Joalheiro, Tânia Amaral participa da programação apresentando duas coleções de joias: “Revivescer”, com colar produzido a partir do reaproveitamento de peças usadas, a exemplo de pérolas, ametista, citrino, quartzo cristal, fumê, Gree Gold e ouro 18k; e a coleção “Bombom de chocolate”, pensada especialmente aos apaixonados por chocolate. A peça – colar em ouro 18k com gema em resina vegetal extraída do cacau. Tânia Amaral destacou a importância da exposição das joias no estande institucional do governo, como vitrine para divulgação da coleção e também como espaço para prospecção de novos negócios.
Andreia Sena, que integra a cooperativa Agromel, participa da feira como expositora de produtos apícolas, como o mel, o própolis, pólen e outros. “São João de Pirabas é referência na vocação econômica do mel. Na região trabalhamos com o mel das abelhas nativas, também conhecidas como melíponas (abelhas sem ferrão) e Apis mellifera. Há mais de nove trabalhamos com apicultura, e sempre participamos de feiras e eventos realizados pelo Governo do Pará", disse
Turismo - Como programação paralela da Feira Pará Negócios, foi realizado no sábado (18) o I Fórum de Turismo de Eventos e Negócios de Belém, promovido pela Belém Convention Bureau, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo ( Setur). O evento reuniu agentes de viagens, instituições públicas, guias de viagens e o trade turístico.
Durante a apresentação, o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, enfatizou sobre os investimentos do Governo do Estado no turismo para receber a COP-30, sobre o recém inaugurado Centro de Convenções de Santarém, que vai fomentar o turismo de negócios e eventos, e aproveitou para convidar os presentes para a Rodada de Negócios promovida pelo BNDES e Governo nos próximos dias 22 e 23 com soluções de crédito para empresários do turismo paraense, visando à Conferência do Clima em Belém.
O evento é organizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), e do Banpará.
A programação da feira inclui rodadas de negócios, networking para empresários, empreendedores, líderes, gestores, e participantes que desejam aprender e trocar experiências com grandes referências nas áreas de gestão, programação cultural, palestras, congressos e oficinas voltadas para diversos segmentos.
Arranjo Produtivo Local (APL) significa um aglomerado de empresas de um mesmo território e segmento econômico que se juntam para aumentar a escala de produção e melhorar a tecnologia. Os participantes do APL interagem entre si a fim de aprimorar os processos produtivos e conquistar mais clientes.
.
Serviço
Horário: 10h às 22h
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia - Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém.
Site oficial: http://www.feiraparanegocios.com.br/