Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Secretaria das Mulheres debate qualificação do atendimento às vítimas de violência

Encontro promovido pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica contra a Mulher (Cevid) contou com representantes de órgaõs públicos

Por Helena Saria (FCP)
18/11/2023 08h23

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) participou da reunião promovida pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica contra a Mulher (CEVID), em Belém, para  a atualização do termo de cooperação entre os órgãos que compõem a Rede Integrada de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. O encontro contou com a participação de representantes de diversas entidades públicas.

Camila Lourinho, assessora jurídica da Semu, destacou a importância das reuniões para compreensão do funcionamento dos serviços e promoção de melhorias. "O principal intuito da Semu, nesse momento, é articular, compreender as demandas e promover um diálogo para que a gente possa, a partir disso, construir melhorias do serviço".

Riane Freitas, analista judiciário da Cevid, ressaltou a necessidade de integrar os serviços já existentes para proporcionar um atendimento mais eficiente. "Melhorar o fluxo para que essa mulher não seja revitimizada institucionalmente é o objetivo desse termo de cooperação técnica", declarou Riane.

Luziana Dantas, promotora de justiça do Núcleo Mulher do Ministério Público do Pará, enfatizou a importância do trabalho conjunto para o combate à violência de gênero. "Esse trabalho é fundamental para a integração da rede. Se nós tivermos políticas públicas efetivas, que realmente funcionem, teremos resultado. É um conjunto de ações necessárias para a redução da criminalidade contra a mulher", afirmou Luziana.

A delegada de polícia civil e Diretora da Deam, Ana Paula Chaves, expressou confiança de que as reuniões contribuirão para melhorar os serviços. "Essas reuniões são de extrema importância para que a gente consiga entender o que os outros órgãos precisam, não somente o nosso, Polícia Civil, mas os outros órgãos, para melhorar o nosso próprio serviço", declarou Ana Paula.

O encontro evidencia o comprometimento das autoridades em fortalecer a rede de atendimento, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres em situação de violência. A expectativa é que as atualizações no termo de cooperação resultem em melhorias significativas no atendimento e na prevenção da violência contra a mulher.

Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Segup, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Programa ParáPaz.