Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO E ARTE

Fundação Cultural abre inscrições para segunda edição do AnimaClube Pirilampo

Para esta edição, na Casa da Linguagem, foram convidados a roteirista Pricilla Maria e o animador Tonho Lobato

Por Governo do Pará (SECOM)
17/11/2023 16h46

Após o sucesso da primeira edição do AnimaClube Pirilampo, a Casa da Linguagem, em Belém, integrante da Fundação Cultural do Pará (FCP), realizará a segunda edição do projeto na próxima quinta-feira (23), das 16 h às 17h45. O objetivo dessa edição é oferecer uma atividade divertida e educativa aos participantes, contribuindo para ampliar o conhecimento artístico e cultural. A oficina não se limita àqueles que participam frequentemente das ações oferecidas na Casa da Linguagem. Outras pessoas que têm interesse por obras de animação audiovisual também podem se inscrever.Primeira edição do AnimaClube Pirilampo

A proposta é dar continuidade à primeira edição, com a realização de encontros mensais com instrutores e participantes das oficinas do Curro Velho e da Casa da Linguagem, e com os demais interessados em assistir, debater e refletir sobre o cinema de animação produzido no Brasil e em outros países. Aos alunos que participaram da primeira edição não é necessário se inscrever novamente.

Convidados - Para a segunda edição foram convidados dois grandes artistas no campo da animação, a roteirista Pricilla Maria e o animador Tonho Lobato, que indicarão curtas e participarão dos debates com o público. Pricilla Maria é roteirista de animação desde 2020, e tem projetos renomados, como Menino Maluquinho, na Netflix, roteiros do Gigablaster, do Gloob, e em projetos que ainda não foram lançados. A artista morou em São Paulo (SP) por três anos e voltou para Belém em 2021. Atualmente, faz parte de um coletivo chamado Luzko Fuzko, sediado na capital paraense.

Pricilla Maria vai compartilhar com os participantes sua experiência como roteirista de animaçãoA roteirista falou sobre suas expectativas para o projeto, pois participou da primeira edição. “A participação das pessoas foi muito legal. A gente discutiu desde técnicas de animação, cores e estrutura de narrativa, até coisas mais subjetivas para cada um que estava assistindo, como mensagens que poderiam estar nos filmes e com as quais a gente se relacionava, em algum nível. Foi um encontro poderoso. As narrativas animadas têm uma característica forte de conseguir conversar com vários públicos”, disse ela.

“Andrei me convidou quando começou a pensar na segunda edição do Cineclube, e obviamente não poderia recusar. Um Cineclube de Animação em Belém é basal para que comecemos a formar público desse tipo de cinema na cidade. Andrei Miralha é uma das minhas referências quando se trata de animação, e é uma honra estar com ele em um projeto tão necessário”, finalizou Pricilla.

O outro convidado, Tonho Lobato, é ilustrador e animador paraense, criador da animação do livro infantil da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Altamira, município do oeste paraense, e ministra oficinas de animação 2D digital no Laboratório de Animação do Núcleo de Oficinas Curro Velho. Ele também desenvolve storyboard e animatic para o curta de animação infantil “Contos Mirabolantes: O olho do Mapinguari” (2023), e atualmente está trabalhando para a série de animação infantil “Os Chocolix”, produzida pelo Iluminuras Estúdio de Animação.Casa da Linguagem, núcleo da FCP, recebe na próxima semana a segunda edição do AnimaClube

Conceito e estética - Para a aluna do Laboratório de Animação do Curro Velho, Amanda Franco, a experiência foi positiva, por isso está disposta a participar de todas as edições. “O AnimaClube era uma ideia que o Andrei já tinha comentado algumas vezes com o pessoal do Laboratório de Animação, do qual faço parte também. É muito bacana que esse projeto tenha se tornado uma realidade. O primeiro dia foi bastante produtivo e interessante, principalmente pelas discussões que foram instigadas durante a sessão”, contou.

Amanda Franco acrescentou que “o projeto é enriquecedor na forma como discutimos em grupo sobre a carga conceitual, sensível e estética das animações apresentadas no dia. Conhecemos produções de outros lugares do mundo, além de ter sido um reforço sobre os fundamentos da animação. Foi importante ver a percepção de cada um nesse momento e, numa próxima oportunidade, quero levar meus amigos para terem essa experiência e conhecerem cada vez mais esse universo”.

Serviço: AnimaClube Pirilampo - Cineclube de Animação. Dia 23 de novembro, das 16 h às 17h45, no auditório da Casa da Linguagem - Avenida Nazaré, nº 3, bairro Nazaré. Inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2hJYQYk6QTtsS1tHljxdE8fokDnm69HwW52M42g6EDjWFEQ/viewform

Texto: Jhullyele Santos - Ascom/FCP