Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO

No Abelardo Santos, 'Método Canguru' integra conjunto de cuidados dos prematuros

Unidade faz uma série de ação entre colaboradores e usuários para alertar sobre a prematuridade e tem procedimentos atualizados para assistência

Por Ascom (Ascom)
17/11/2023 08h50

O Método Canguru tem sido um forte aliado no desenvolvimento dos gêmeos Ravi Gael e Davi Lucca. Os meninos nasceram com 28 semanas de gestação e pesando 1.202 e 1.110 gramas, respectivamente, sendo considerados prematuros extremos. A bolsa da mãe estourou e começou a entrar em trabalho de parto e imediatamente a família buscou atendimento no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, e a cesariana foi inevitável na madrugada do dia 12 de setembro deste ano.

Com mais de 60 dias de internação no complexo neonatal da unidade, no mês de novembro, o pequeno Ravi conseguiu iniciar o contato pele a pele com a mãe e fazer aleitamento materno. Essa evolução foi possível devido ao Método Canguru, que é o modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família. Nele é estimulada a presença dos pais na unidade neonatal com o livre acesso e a participação nos cuidados com o filho.

“Aqui eu recebo orientações de como cuidar bem deles, como trocar as fraldas, dar banho, estimular a amamentação e contato físico com ele. Ainda estou aprendendo. Com o outro ainda não foi possível porque ainda precisa ficar na incubadora” disse a mãe.

Prematuridade 
A enfermeira do complexo neonatal do HRAS, Carmen Miranda, reforça que o modelo de assistência utilizado na unidade é baseado no manual do Ministério da Saúde. “Estimulamos o vínculo entre os pais, o contato pele a pele e a amamentação para o ganho de peso, além de realizar orientações periódicas sobre os principais cuidados com os recém-nascidos”, explicou.

Novembro roxo 

Em novembro, mês da prematuridade, ações destacam a importância da prevenção dos partos prematuros e dos  cuidados com o recém nascido. O fora do tempo  é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade.

A atenção à prematuridade começa no pré-natal, com a correta datação gestacional, orientação da gestante e tratamento de condições como pressão alta e infecções, que podem causar nascimento prematuro, além de representarem risco à mulher.

Passa pela assistência humanizada ao parto, com a garantia do atendimento necessário e redução de intervenções iatrogênicas. E continua na assistência ao recém nascido e à criança, com triagem e elaboração de itinerário terapêutico adequado.

A enfermeira do HRAS, Thamires de Souza, também destaca que debater o assunto entre os profissionais e usuários também é essencial para disseminação de informações. “Por esse motivo, a unidade está promovendo nos dias 16 e 17 de novembro, uma programação envolvendo treinamentos voltados para equipes assistenciais e orientações no corredor de entrada no complexo neonatal para os usuários”, adiantou.

Serviço - O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

“Contamos com complexo neonatal completo e dentro dos UCI, aplicamos o método dos cuidados intermediários Canguru, constituindo uma linha de cuidados progressivos, para um atendimento seguro e de qualidade a mulher e o bebê. Desta forma, além dos cuidados médicos, nos cercamos também de linhas de cuidados alternativos e humanizados em para a satisfação dos pacientes”, frisou Renata Oliveira, diretora assistencial.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.