Seduc realiza prova do SisPAE 2023 em escolas municipais e estaduais
Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) procurar aumentar os índices qualitativos da educação básica e fomentar políticas públicas
Com o objetivo de elevar os níveis qualitativos da educação básica e fomentar políticas públicas educacionais no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza as provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2023, nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21), em escolas municipais e estaduais.
‘’Esse é um momento muito importante para que possamos mapear o que conseguimos avançar até este momento e, com o resultado, podermos ampliar e tornar ainda mais assertivas as ações, para agir na raiz do desafio. A parceria com os municípios paraenses nesse momento é fundamental para que tenhamos dados da rede pública paraense como um todo e possamos trabalhar em conjunto, garantindo que nossos estudantes tenham tudo o que precisam para serem alfabetizados na idade certa e se formarem devidamente”, destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Em 2023, o SisPAE abrangerá os estudantes da rede estadual e rede municipal. Na rede municipal, somente estudantes do 2º ano e 5º ano do ensino fundamental farão as provas. Já na rede estadual, estudantes do 2º ano (alfabetização), 3º ano, e 7º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, participam das avaliações.
A avaliação do SisPAE para o 2º e 3º anos do ensino fundamental será aplicada em dois dias: nesta segunda-feira (20), com provas de Língua Portuguesa, e na terça-feira (21), com provas de Matemática. Para os demais anos, o SisPAE ocorrerá somente na segunda-feira (20).
''O SisPAE é o sistema estadual de avaliação que apresenta o diagnóstico da educação pública paraense e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, o SisPAE propicia reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados produzidos, além de subsidiar políticas de educação voltadas para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede pública'', detalha Osvanilce Palheta, coordenadora de Avaliações da Seduc.
A coordenadora destaca ainda a importância do regime de colaboração da Secretaria com os municípios para consolidar a avaliação educacional em larga escala no Estado do Pará. ''Este ano o SisPAE teve 100% de adesão das redes municipais, um passo muito importante para a Secretaria, pois será possível obter resultados mais fidedignos do desempenho dos estudantes paraenses. É muito importante que as redes estejam mobilizadas, que realmente a avaliação seja tratada com a seriedade que merece, pois os resultados do SisPAE serão utilizados como indicador para políticas públicas educacionais, além disso, seus resultados contribuem para a gestão escolar, tendo em vista que as escolas podem utilizar os dados produzidos pela avaliação para trabalhar as dificuldades dos estudantes e assim fomentar práticas pedagógicas para promover a melhoria da qualidade da educação paraense'', finaliza ela.