Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar, em Belém, promove capacitação sobre o manuseio de sondas

Ação seguirá até o final deste mês para enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas dos setores de internação e UTIs, entre outros setores

Por Marcelo Zeno (HJB)
17/11/2023 08h56

Capacitação é vital para garantir ainda mais qualidade, segurança e a eficácia dos cuidados de saúde, além de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais envolvidos. Pensando nisso, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, iniciou treinamentos, no dia 15 e seguirá até o final deste mês, para enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas dos setores de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), endoscopia e de nutrição sobre manuseio de sondas enterais e gastrostomia. A ação quer beneficiar diretamente a assistência à população dependente do Sistema Único e Saúde (SUS).

Com o treinamento é possível esclarecer as principais dúvidas da equipe sobre o manuseio das sondas, e dar melhores orientações aos usuários que sairão de alta médica, pois alguns usuários saem da unidade fazendo o uso das sondas.

A gerente assistencial do HJB, Alexandra do Carmo, explica que o treinamento foi proporcionado aos profissionais da assistência visando sanar suas possíveis dúvidas. “Profissionais de saúde bem treinados estão mais preparados para evitar erros assistenciais, reduzindo assim complicações para os pacientes. Os treinamentos permitem que os profissionais aprimorem suas habilidades clínicas e comunicação, o que pode resultar em uma melhoria na qualidade do atendimento ao paciente. Isso pode levar a melhores resultados de saúde e satisfação do paciente”, frisou.

A gestora, ressaltou que as sondas enterais são indicadas a pacientes internados que apresentam dificuldade na ingestão de alimentos via oral, como em casos de pós-operatório, desnutrição ou doenças neurológicas. Semelhante a primeira, a sonda de gastrostomia também é utilizada para alimentação de pacientes que apresentam dificuldade de ingestão via oral, porém em casos de doenças crônicas e de longo período, que vão precisar se alimentar por essa via por mais tempo.

A usuária Francisca Emília dos Santos, de 88 anos, foi internada no HJB. Desde sua alta, Francisca faz uso da sonda de gastrostomia e faz o acompanhamento no Hospital Jean Bitar. Sua filha, Albertina dos Santos, 77, comenta sobre o atendimento no HJB. “O atendimento do HJB é muito bom, todos os profissionais cuidam dos pacientes com carinho, dedicação e compreensão. A sonda vem contribuindo para a recuperação de minha mãe. Ela está bem mais saudável”, pontuou a aposentada.

Serviço: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é referência em tratamento gastrointestinal, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e atendimento a transgêneros. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto de Vera Rojas