Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc promove encontro para avaliar e melhorar a qualidade de ensino nas escolas

Por Bruno Magno (SEOP)
16/11/2023 17h50

Apresentar mecanismos e experiências de melhoria do rendimento escolar do ano de 2023 é o objetivo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que promoveu o “Pacto para melhoria do fluxo escolar” com dirigentes de ensino, coordenadores pedagógicos e técnicos de apoio pedagógico, nesta quinta-feira (16), no auditório da secretaria. O encontro marca o fim da realização das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas de 23 de outubro a 10 de novembro.

“Ao longo deste ano realizamos uma série de ações importantes para garantir a recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes e para contar com 100% da participação no Saeb. Agradeço muito a mobilização de todos vocês. Sem o trabalho conjunto entre diretoria de ensino, coordenadores e técnicos com as escolas, não conseguiríamos fazer a diferença. Essa é a prova de que podemos ir além, de que podemos colocar a educação do Pará em destaque”, destaca Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Vindo da região de integração do Marajó, o dirigente da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Breves avaliou como muito positiva a iniciativa da programação. “A nossa DRE tem complexidades próprias, mas nós não colocamos como empecilho para a implementar o que a Seduc está propondo. Durante esse ano foram várias reuniões, várias mudanças que vieram para trazer coisas boas, coisas melhores para a educação no Estado do Pará. Tenho orgulho, hoje, de estar participando de mais um encontro, para discutir sobre a questão do fluxo, mas também podemos trazer já o que nos garantiu durante todo esse processo”, disse Jefferson Otoni, dirigente da DRE Breves. 

Na oportunidade, também foram apresentados dados da participação das escolas no Saeb, bem como foram abordados assuntos relacionados sobre o material utilizado na preparação do Saeb, além da ação do reforço escolar nas escolas que auxiliaram os estudantes no exame nacional. 

No Pará, desde o início do ano, os mais de 500 mil estudantes das 898 escolas da rede passaram por aulas de reforço escolar aos sábados, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que contam com o material didático “Prepara Pará”. O material foi composto por conteúdos das duas disciplinas e viabilizou a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais, além de ter preparado os estudantes para o Saeb deste ano. 

“O material veio com chave de ouro para todos nós. Principalmente aos pais que não puderam, não podem pagar reforço para os alunos, então eles ficaram assim maravilhosos, tanto é que não só na minha DRE, mas em todas estão pedindo que esta iniciativa continue”, disse Ione Alves, dirigente da Diretoria Regional de Ensino Belém 10.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc