Semas promove 5ª Edição do 'Diálogos Ambientais' sobre economia circular
Ao longo do ano, a Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas promove ações sobre o consumo consciente e temáticas ambientais diversas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu, na terça-feira (14), a 5ª edição do projeto 'Diálogos Ambientais', na unidade Bosque, em Belém. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, que ao longo do ano, vem conscientizando servidores sobre o consumo consciente e temáticas ambientais diversas.
O tema da atual edição foi o estímulo à economia circular, criativa e educação ambiental entre os servidores da secretaria. Esse foi o encerramento do ciclo do projeto. De acordo com a gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental, da Semas, Waldilene Garcia, responsável pelo Projeto Diálogos Ambientais, o projeto de aula ambiental surgiu da necessidade dos servidores de se qualificarem, bem como, conhecerem as agenda dos outros setores da secretaria.
“Já passaram conosco o setor responsável pelo licenciamento, a fiscalização, o gerenciamento costeiro. Fizemos nosso primeiro diálogo sobre o consumo consciente, em alusão ao dia do consumo consciente. Nós, que somos da educação ambiental, nós precisamos ter a consciência do que nós estamos comprando, do que nós estamos consumindo. Isso é essencial para mitigar as problemáticas que vêm surgindo, por exemplo. Da questão da destinação inadequada dos resíduos sólidos”, disse.
“Então foi muito proveitoso, muito gratificante, e todo esse processo de informação e qualificação a gente vai sair daqui e colocar em prática nas nossas atividades externas, quer seja pelo TerPaz, quer seja pelos municípios. Então o diálogo veio como uma oportunidade para nós sairmos da nossa zona de conforto e buscarmos. Mais informações, qualificação e aperfeiçoar”, concluiu a gerente.
Nel Barga, economista e servidor da Semas, detalhou sobre o que foi discutido no encontro, destacando a necessidade de um diálogo amplo entre os setores, proporcionando a troca de experiências e o que deve ser levado para, não só no âmbito interno da secretaria, mas também como no âmbito externo.
“O diálogo de hoje é a economia circular, criativa e educação ambiental, onde foi abordado o que é a economia circular, como nós, enquanto seres humanos, enquanto sociedade, e também como servidores públicos, podemos fazer a economia circular, porque ela acontece de uma maneira, pode ser individual, micro, e macro. Tudo isso vai depender de como a gente vai se organizar. Vale ressaltar também nós sempre buscamos ouvir todos os participantes, as suas próprias experiências, as suas próprias concepções de mundo, para construir um debate que vá levar, tanto para nós, como para os nossos usuários de fora da secretaria, esse debate ambiental, que está muito em voga, porém tão pouco discutido, debatido e praticado”, frisou ele.
Texto de Lucas Quirino / Ascom Semas