Abertura dos Jogos Estudantis Paraenses reúne mais de 700 atletas, em Belém
Equipes vencedoras nas etapas regional e metropolitana entram na disputa nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol e futebol de campo
Não faltou animação durante a cerimônia de abertura da etapa estadual do 65º edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), na noite desta quarta-feira (15), no ginásio da escola de educação física da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mais de 700 estudantes de escolas públicas e privadas do estado participaram do evento. A competição tem como objetivo incentivar os alunos a aprenderem e a exercerem a cidadania através do esporte.
A programação começou com a entrada das 19 delegações de Belém e do interior, que disputarão as medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. Em seguida, representantes dos municípios de Acará, Belém, Curralinho, Pacajá, Marabá, Mãe do Rio, Vigia e Salinópolis conduziram a tocha olímpica. Em nome de todos os estudantes, o aluno João Aires, do município de Abaetetuba, proferiu o juramento de competir com lealdade e respeitar todas as regras da competição, com verdadeiro espírito esportivo.
“É muito legal participar dessas competições porque, além da oportunidade que a gente pode adquirir através do campeonato, até mesmo por olheiros, que pode levar a gente por outros times, tem também a parte de estar em equipe, de estar com outras pessoas, fazer amizades também, isso tudo é importante, o envolvimento de todos que participam”, conta Polyana Arruda, da Escola Estadual Prado Lopes, do município de Curralinho.
A competição - Nesta etapa participarão as equipes vencedoras das Etapas Regional e Metropolitana. Ao todo, 725 estudantes, entre 14 a 17 anos entram na disputa nas modalidades de basquetebol, voleibol, handebol e futebol de campo.
“Os jogos facilitam a integração e percebemos a realidade e diversidade do nosso estado, que eles possam viver esses dias de competição, lembrar que o esporte e a educação não andam separados, eles andam juntos. Tenho certeza que aqui continuamos tendo um grande celeiro de atletas. Desejo que todos tenham sucesso”, disse Augusto Paes, diretor do Centro de Formação da Seduc.
“Espero que a gente consiga alcançar o nosso objetivo que é a vitória. E eu acho que vai ser uma experiência muito boa, ano que vem já vou fazer 18 anos, então será meu último Jeps. Então eu espero que seja uma boa experiência, e acima de tudo que eu me divirta”, disse Ana Rita Silva, aluna da Escola Bertoldo Nunes, do município de Vigia.
Sobre os Jeps - A competição esportiva ocorre há 65 anos, sendo realizada pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A ação congrega Prefeitura, Redes de Ensino, Escolas, Profissionais da Educação, Estudantes, Federações e outras Instituições parceiras, numa festa do esporte educacional. Os Jogos Estudantis Paraenses é a 2º competição esportiva educacional mais antiga do Brasil, que tem possibilitado a disseminação do movimento esportivo educacional, nas redes de ensino de nosso Estado.
Coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer, Ronaldo Arruda falou da competição mas também do valor da integração entre os estudantes “Isso aqui é como se fosse a culminância de um trabalho do ano inteiro, uma integração entre os alunos de todas as regiões do estado do Pará, o evento tem a competição em si, claro, que é importantíssima, mas a gente considera que a parte de integração, a parte social que esses alunos vão estar nesses cinco dias é de grande valia. Para que eles possam sair daqui satisfeito, claro que convivendo com derrotas e vitórias, que o esporte faz isso, mas o objetivo geral é o congraçamento do esporte educacional”, conclui Ronaldo Arruda, coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
Texto de Bianca Rodrigues / Ascom Seduc