Oficinas reúnem comunidades para atualizar Plano de Manejo da Floresta Estadual do Paru
Ação conduzida por especialistas do Ideflor-Bio quer coletar subsídios e promover a participação ativa da comunidade para atualização do documento
Com o intuito de promover a gestão participativa e garantir a preservação da Floresta Estadual (Flota) do Paru, na região oeste paraense, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realiza, desde o dia 7 até 17 de novembro, oficinas preparatórias voltadas à revisão do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC). Nesta etapa, os municípios de Almeirim, Alenquer, Óbidos e Monte Alegre recebem as atividades.
Com a presença de representantes do Ideflor-Bio, moradores locais e organizações ambientais, as oficinas buscaram promover um diálogo aberto e democrático sobre a gestão da Flota Paru. O objetivo principal foi coletar subsídios e promover a participação ativa da comunidade na revisão do Plano de Manejo, uma etapa fundamental para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região.
Durante as oficinas, são apresentados dados sobre a importância da UC para a manutenção da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável. Além disso, são discutidos os desafios enfrentados na gestão da reserva e as possíveis soluções a serem incorporadas no novo Plano de Manejo.
Escuta - Os participantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões, sugestões e preocupações em relação à gestão da floresta. As discussões abordam temáticas como a regularização fundiária, a fiscalização e o combate ao desmatamento ilegal, a promoção de atividades econômicas sustentáveis e o fortalecimento da educação ambiental na região.
A presença e participação ativa da comunidade nas oficinas são fundamentais, pois são os moradores locais que vivem em contato direto com a Flota Paru. Ao envolvê-los no processo de revisão do Plano de Manejo, busca-se garantir que suas demandas, conhecimentos e experiências sejam considerados, resultando em uma gestão mais efetiva e alinhada com a realidade local.
Etapas - Toda ação é conduzida pela Comissão de Planos de Manejo (Coplam) do Ideflor-Bio, vinculada à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (Dgmuc). A próxima etapa do processo de revisão está prevista para o primeiro semestre de 2024. Nessa fase, serão realizadas novas oficinas com a população, para que possam contribuir ainda mais antes da finalização do documento.
De acordo com a coordenadora da Coplam, Soraya Alves, “a revisão do Plano de Manejo da Flota Paru é uma iniciativa de extrema importância para assegurar a conservação dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da região. Com a participação ativa da comunidade, gestores e organizações ambientais, espera-se que o novo plano seja uma ferramenta eficiente na preservação desse importante patrimônio natural”, afirmou.
Texto de Pablo Allves / Ascom Ideflor-Bio