Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Especialista do HJB alerta sobre a prevenção e tratamento do diabetes no Pará

Por Marcelo Zeno (HJB)
14/11/2023 14h57

paciente Arlete Pereira recebe atendimento

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, é referência estadual no tratamento de doenças como obesidade e diabetes. E neste dia mundial em prol da conscientização sobre o diabetes, 14 de novembro, a unidade hospitalar reforça sobre a importância do diagnóstico e tratamento sobre a doença realizada por sua equipe multiprofissional.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica metabólica, que se caracteriza por níveis elevados de glicemia no sangue, chamado de hiperglicemia. Ela é causada quando o corpo não produz insulina pelo pâncreas ou quando o corpo não consegue usar adequadamente essa insulina produzida, chamada de resistência insulínica.

Existem vários tipos de diabetes, os mais comuns ocorrem mais em crianças, adolescentes e jovens, causada quando o corpo não produz insulina pelo pâncreas, essa classificada como tipo 1. E o diabetes tipo 2, ocorre quando o corpo não consegue usar adequadamente a insulina produzida, chamada de resistência insulínica, normalmente associado com níveis de obesidade e sobrepeso.

Especialmente em relação ao diabetes tipo 2, existem fatores de risco conhecidos: sobrepeso ou obesidade, que leva ao uma grau de resistência insulínica, história prévia de pré-diabetes, pacientes com hipertensão arterial, alteração de colesterol, história de diabetes mellitus gestacional.

Segundo a médica endocrinologista do HJB, Rafaela Miranda, hoje o Hospital Jean Bitar é referência no Estado para o tratamento clinico de diabetes tipo 1 e também no tipo 2, possuindo umas das tecnologias mais avançadas para esse tipo de tratamento, que é o Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI), Bomba de Insulina, um dispositivo que libera insulina análoga de ação rápida durante as 24 horas do dia, permitindo uma liberação de doses programadas e fracionadas continuamente. Tudo isso acompanhado por um especialista.

Entre alguns sintomas da doença estão: perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito, formigamento nos pés e mãos, infecções frequentes (bexiga, rins, pele), feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.

médica endocrinologista do HJB, Rafaela MirandaA profissional destaca ainda que tem-se observado um aumento exponencial do número de diabetes no Brasil, especialmente entre os adolescentes e jovens. “O grande fator de risco que tem levado os adolescentes e jovens a adquirirem diabetes, é sem sombra de dúvidas a obesidade. Vivemos uma epidemia de obesidade que traz consigo resistência insulínica e aumento das taxas de glicemia”.

A paciente Arlete Pereira, 49 anos, de Belém, iniciou tratamento para tireóide no HJB, logo em seguida teve que fazer a cirurgia bariátrica para redução de peso, onde descobriu a sua diabetes. Ela agradece o atendimento que tem recebido. “Eu achei ótimo, pois me acolheram com muito amor, carinho e paciência. Tudo isso que tiveram comigo foi essencial para o meu tratamento aqui no hospital, onde estou passando com vários médicos e realizando todos os meus exames por aqui”.

De janeiro a outubro desse ano, o HJB realizou 15.326 consultas médicas em endocrinologia e 21 internações nessa especialidade. E neste mesmo período do ano, a realização de cirurgias em pacientes com obesidade no Pará, conquistou a marca de 1.528 cirurgias realizadas pelo Programa “Obesidade Zero”, do Governo do Estado e executado pelo equipe do HJB.

Serviço: O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Sespa. A unidade presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica, para doenças metabólicas e gastrointestinais. O HJB fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto: Marcelo Zeno/Ascom HJB