Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Sedap fortalece debate sobre importância das IGs para a qualidade dos alimentos

Secretaria representou o Governo do Pará no Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição, em Campinas, interior de São Paulo

Por Rose Barbosa (SEDAP)
14/11/2023 14h48

“A qualidade dos alimentos a partir do diferencial das Indicações Geográficas, uma garantia ao consumidor” foi o tema da participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) no Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição (Slacan). O evento, iniciado no dia 12 (domingo), com programação até esta terça-feira (14), é bianual, e sua 15ª edição ocorre na cidade de Campinas, interior de São Paulo (SP). É considerado o principal evento na área de alimentos.

A participação da Sedap atendeu ao convite da Universidade Federal do Pará (UFPA), que coordenou a sessão de  bioeconomia e sustentabilidade, sob a responsabilidade da professora Luiza Meller. A Secretaria foi representada pela engenheira agrônoma Márcia Tagore, que apresentou ao público, formado por mais de 500 pessoas, informações sobre a importância das IGs para a qualidade nutricional dos alimentos.Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição discutiu a qualidade dos alimentos

A engenheira agrônoma da Sedap destacou que a maioria das Indicações Geográficas do Brasil, e de outros países, está relacionada aos alimentos, que precisam do olhar multidisciplinar, pois são instrumentos que sinalizam potencialidades territoriais e entraves nas cadeias produtivas.

Origem e processo - “As IGs, com crescente interesse da população por produtos que trazem em seu controle de proteção mecanismos de rastreabilidade, indicam ao consumidor sua origem e seu processo, e o Estado do Pará, levando em consideração o potencial de sua biodiversidade, vem construindo propostas, projetos e programas com vistas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)”, destacou Márcia Tagore.

Além da servidora da Sedap, a equipe do Pará foi representada por Gustavo Pereira, da UFPA (como moderador); Wagner Vieira e Suzane Rabelo, que proferiram palestras representando a Toró Gastronomia Sustentável, e pela  professora Luiza Meller, coordenadora da sessão de Bioeconomia e Sustentabilidade.

Pesquisas - Além dos palestrantes, o Pará levou uma comitiva de quase 100 pessoas, entre docentes e alunos da UFPA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), que também apresentaram mais de 50 trabalhos, resultantes das pesquisas com matrizes amazônicas.

O Slacan foi presidido pela professora Gláucia Pastore, uma das maiores referências na área de alimentos. Atualmente, ela é professora titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp).