UsiPaz de Marituba oferta atividades físicas e renova o dia a dia na comunidade
Por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Usipaz garante vôlei, futsal, basquete e boxe, natação e hidroginástica, entre outras ações
“Eu não estava bem e o vôlei salvou a minha vida. Aqui é um refúgio para mim”. O jovem Alex Silva, de 19 anos, reconhece a importância da Usina da Paz Antônia Corrêa, no município de Marituba. Alex é apenas um exemplo entre centenas de adolescentes, crianças e adultos que praticam diversas modalidades físicas e esportivas ofertadas na UsiPaz, no município, mas também em outras UsiPaz que são exemplos da estratégia inovadora do governo do Pará, na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, na Grande Belém e no interior.
“Com a separação do meu pai e da minha mãe deixei de ir para a escola, ficava em casa, sem importância com a vida e nada para fazer. Quando a Usina da Paz veio para Marituba, pude voltar a praticar o vôlei, participar de campeonatos, criei mais intelecto e aprendi novas coisas. Estou aproveitando bastante, tenho mais motivação. Quero fazer uma faculdade e estar aqui me motiva a nunca desistir”, enfatiza Alex Silva, que pratica vôlei desde os seis anos e participa das atividades da Usina da Paz de Marituba há cerca de um ano.
Responsável pelas aulas de vôlei, futsal e basquete na UsiPaz Antônia Corrêa, a professora de educação física Tainá Macedo avalia que a prática esportiva leva a uma melhoria não só nas técnicas das modalidades, mas em valores de vida. “O respeito, saber competir de maneira saudável. Essas crianças e adolescentes têm uma evolução dia a dia no companheirismo, espírito esportivo. Muitos já relataram que privilegiam estar aqui. Através dessa oportunidade que a Usina da Paz traz eles se ocupam e isso vai refletir mais na frente, na busca por trabalho”.
O boxe também tem mudado vidas na Usina da Paz de Marituba. Letícia Ferreira, de 29 anos, tinha a intenção inicial de inscrever a filha no ballet, outra atividade disponibilizada na Usipaz, porém também acabou sendo beneficiada e conseguiu, através do esporte, lidar com um dos maiores transtornos da atualidade: a ansiedade.
“Passei pela terapia, faço o tratamento com a psicóloga aqui da Usina da Paz, ela me indicou o boxe e mudou a minha saúde mental. Por conta da ansiedade ficava agoniada em casa, muito estressada e, graças ao boxe, hoje tenho saúde e qualidade de vida. A Usina foi uma bênção na vida da comunidade. Moro próximo e praticamente estou sempre aqui, no curso de gastronomia pela manhã, na psicóloga e boxe à tarde. Mudou a minha vida, totalmente. Faz um ano que a Letícia deixou de ser ansiosa. Hoje em dia sou a Letícia confiante, graças à Usina da Paz”.
Professor de boxe da Usipaz, Werik Barata atesta a importância da atividade física para Letícia e os outros cerca de 80 alunos que praticam a modalidade no espaço. “É muito gratificante ver as pessoas praticando o boxe, um esporte que alguns julgam como violento, mas que traz o autocontrole, disciplina. Muitos dos meus alunos vêm para extravasar, já que, infelizmente, estamos vivendo essa crise de ansiedade e depressão e aqui é um acolhimento. Somos uma família, um ajudando o outro”.
Para Patricia Abdon, coordenadora da Usina da Paz de Marituba, a prática esportiva tem um impacto positivo na vida da comunidade que vive no entorno do local. “O nosso principal objetivo com o esporte é a inclusão social, trazer as crianças e adolescentes para dentro da Usina, indo além do ambiente em que vivem habitualmente. O esporte é um meio de descoberta, um algo a mais. Aqui eles se socializam, aprendem, conversam, sorriem”.
Serviço:
Através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Usipaz Marituba oferece, além do vôlei, futsal, basquete e boxe, as modalidades de natação, hidroginástica, judô, capoeira, karatê, aeromelody, balé, aeróbica, ritmos, dança contemporânea e hit-box, assim como atividades lúdicas através de jogos, brinquedos e brincadeiras.As práticas de vôlei, basquete e futsal, com idade acima de 18 anos, ainda têm vagas disponíveis nas turmas da noite, a partir das 19h. Para participar, basta procurar a Usipaz Antônia Corrêa, na Rua Bom Sossego, S/N, Setor V, no bairro de Nova União, em Marituba. É preciso apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência.