Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Programa Jovem de Futuro amplia atendimento nas escolas do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/03/2018 00h00

O Programa Jovem de Futuro (PJF) vai ser ampliado em 2018 e chegará a 203 escolas da rede estadual. São 49 escolas a mais que adotarão o programa, incluindo 21 de Tempo Integral de Ensino Médio. No ano passado, o PJF esteve presente em 154 escolas.

Implantado com o apoio do Instituto Unibanco, o programa atua no aprimoramento da gestão escolar e busca melhorar a aprendizagem dos estudantes da rede estadual e a evasão escolar.

Das 203 escolas que já adotam o programa, 132 estão localizadas na Região Metropolitana; 27 em Santarém; 19 em Marabá; 15 em Castanhal; 5 em Altamira; 3 em Bragança; além de Maracanã (1) e Barcarena (1).

Para preparar mais uma equipe de execução do programa, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a colaboração do Instituto Unibanco, iniciou nesta quarta-feira (7), em Belém, a formação de 51 supervisores do programa. A coordenadora do PJF, Elizabeth Mascarenhas dos Santos Silva, ressalta que essa formação é fundamental para o monitoramento da gestão do programa. “Eles vão estar na ponta do sistema de gestão, dentro da escola; os supervisores serão o braço da Seduc, ao monitorar a ações”, detalhou a coordenadora.  

O PJF disponibiliza metodologias que auxiliam na gestão de todos os projetos que contribuem para a permanência dos estudantes na escola. Um dos instrumentos que o programa utiliza com esse objetivo é o Agente Jovem. Eles são, atualmente, mais de dois mil alunos que auxiliam a escola nessa tarefa de manter o maior número possível de estudantes na escola.

A abertura da formação dos supervisores reuniu a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Michely Alves Alcântara; as gestoras locais do Instituto Unibanco, Luciana Lima e Tanizy Barata; e os professores palestrantes Carlos Saldanha e Mirian Salomão (gestora de Aprendizagem).