Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'AULÃO' NO SÁBADO

Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima faz revisão para segunda prova do Enem

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio no domingo (12) terá questões de Matemática e Ciências da Natureza

Por Giovanna Abreu (SECOM)
11/11/2023 11h31

O 'aulão' foi conduzido pelo professor de Matemática França JúniorA dedicação dos professores para garantir o aprendizado dos alunos e a confiança no potencial de cada um deles são os diferenciais na preparação dos estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, de acordo com a estudante Letícia Amador, 17 anos. Aluna da unidade desde o 1º ano do ensino médio, Letícia quer cursar Medicina na Universidade do Estado do Pará (Uepa), e foi uma dos 50 estudantes que participaram neste sábado (11) do “aulão” de revisão de Matemática, na vésperas da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. 

“É muito estimulante ver o empenho diário dos professores, dos coordenadores e do diretor para nos oferecer a melhor educação possível e garantir todo o suporte necessário para que a gente tenha condições de ingressar em uma universidade. Sinto como se eles segurassem a minha mão nessa caminhada. Eles utilizam métodos de ensino individualizados e coletivos, acreditam que vamos conseguir, e isso me traz muita segurança para fazer as provas. É uma preparação sobre o conteúdo e também cuidando do nosso emocional”, contou a aluna.

No Pará, 229.179 alunos estão inscritos para o Enem 2023 nos 144 municípios. A primeira prova do Exame foi aplicada no último domingo (5) em todo o País, e a segunda etapa será realizada no domingo (12), com questões de Matemática e Ciências da Natureza. O objetivo da última aula preparatória na Escola Albanízia Lima é garantir apoio nos últimos detalhes da disciplina, a partir da revisão de questões do Exame.

Théo Queiroz, diretor da Escola Albanízia Oliveira de Lima“Na véspera dessa prova tão importante na vida dos nossos alunos estamos garantindo mais um suporte de preparação com a realização desse ‘aulão’. Por ser uma escola de ensino médio, a nossa preparação se dá desde o primeiro ano já com a linguagem do Enem. Desejo que eles levem para a prova todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Todos tiveram um grande preparo e têm condições de fazer uma excelente prova. Recomendei que eles se desloquem cedo, com tranquilidade ao local de prova, levando canetas pretas, mantenham a calma e façam o melhor”, ressalta Théo Queiroz, diretor da unidade pública estadual de ensino. 

O professor de Matemática França Júnior, responsável pelo “aulão” final da disciplina na escola, aproveitou para reforçar a Matemática básica por meio da resolução de exercícios.  “Uma única questão, muitas vezes, envolve vários assuntos da disciplina. Fazer e refazer exercícios ajuda muito no aprendizado. Nossa expectativa é grande para que eles façam boas provas. Nossos alunos são focados, têm olhos para o futuro. Cada um deles está correndo atrás do seu objetivo, que é ingressar em uma universidade. É muito especial poder contribuir para essa preparação”, diz o docente. 

Marcos Soares quer vaga no curso de Engenharia da ComputaçãoReferência - A Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima se destacou no Enem 2022, quando cerca de 70% dos estudantes tiraram notas acima de 700 na redação. “Pra mim, é muito importante poder contar com o suporte da Escola, sobretudo na redação, que tive um enorme avanço, assim como na área de Exatas, que engloba matérias que eu adoro. Venho aprendendo muito e aumentando a minha produtividade. A expectativa é fazer uma boa prova, conseguir colocar todo o conhecimento adquirido nos últimos anos no papel, superando as minhas dificuldades. Hoje é dia de revisar aquilo que já aprendi ou tenho mais dificuldade, aumentando a segurança e seguindo com todo o gás pra amanhã, que é mais um grande dia pra gente”, destaca o aluno Marcos Soares, 18 anos, que pretende conseguir vaga no curso de Engenharia da Computação.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Exame para selecionar estudantes. Os resultados são o critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).