Exposição de Produtos Ecológicos exibe aproveitamento de resíduos feito nas UsiPaz
A iniciativa da Semas permite a divulgação dos produtos e abre várias possibilidades aos participantes do Programa Territórios pela Paz
Com o objetivo de promover a divulgação e firmar possíveis parcerias no mercado para os participantes do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou nesta sexta-feira (10) a terceira edição da Exposição de Produtos Ecológicos, oriundos das atividades realizadas nas Usinas da Paz, onde há reaproveitamento de resíduos sólidos para que não sejam descartados aleatoriamente na natureza.
A ação foi realizada por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra), via Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), no prédio-sede da Semas, no bairro do Marco, em Belém.Comercialização de produtos confeccionados com materiais recicláveis: geração de renda e proteção ambiental
Fortalecimento - A gerente de Articulação e Difusão da Educação Ambiental da Semas, Waldilene Garcia, informou que a ação é uma forma de apoiar os produtores e criar uma rede de divulgação e fortalecimento. “É uma maneira que a gente encontrou de apoiar e fortalecer esse grupo que está com a gente há aproximadamente dois anos. Divulgar o produto, ao mesmo tempo dar oportunidade a eles de fazer suas divulgações, fazer parcerias e se conhecerem, porque são de territórios diferentes. No geral, é fazer essa corrente, essa rede de fortalecimento”, explicou Waldilene Garcia.
Foram ofertadas bolsas, vasos e cestos artesanais. Entre os produtos também estavam as ecobijuterias - brincos, colares e pulseiras -, feitos com materiais que seriam descartados de forma irregular no meio ambiente, como papel de revistas, embalagens de sabonetes e perfumes.
Para Luciene Teixeira, que participou do evento com seus produtos, a exposição é uma grande oportunidade de reconhecimento do seu trabalho. “Eu já trabalhava com vidro, e comecei a fazer o curso de meio ambiente lá na Usina. A professora colocou um grupo para fazer cada um uma tarefa, e eu escolhi o vidro, pois já cato o vidro, faço a higienização, e levo para o corte e lixação. Depois, eu vou decorando, conforme a ideia vem na minha cabeça. Eu achei muito gratificante o convite da Semas, porque é uma grande oportunidade de expor e levar mais adiante o que eu faço. É um reconhecimento do meu trabalho”, contou Luciene.
O Programa Territórios pela Paz, desenvolvido pelo governo do Estado, atua para fortalecer a segurança e cidadania, visando à diminuição da violência e estimulando ações sociais em sete bairros da Região Metropolitana de Belém: Guamá, Terra Firme, Jurunas, Bengui e Cabanagem (na capital); Icuí-Guajará (em Ananindeua) e Nova União (em Marituba).
Texto: Layza Farias - Ascom/Semas