Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Alunos da rede pública estadual lançam livro de contos e poemas

Por Bruno Magno (SEOP)
10/11/2023 13h59

Com histórias produzidas por alunos da Escola Estadual Consuelo Coelho e Souza, o livro “Sussurros da Imaginação: contos e poemas” foi oficialmente lançado, nesta sexta-feira (10), na segunda edição do projeto ‘Espia!', ocorrida no auditório Usina da Paz (UsiPaz), no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua. 

Os estudantes Beatriz Sena, Thayse Yane, Beatriz Carvalho e Gustavo Lopes, produziram textos que retratam temas variados, entre eles amor, amizade e sonhos. 

“Sou aluna do terceiro ano do ensino médio e escrevi um conto sobre sonhos inalcançados. O 'Espia!' tem grande importância no incentivo à leitura e não deixa de ser um festival cultural, onde a gente expõe as nossas ideias, os nossos textos e as nossas formas diversas de se expressar. Então é muito importante para o dia a dia dos estudantes da Escola Consuelo”, disse Beatriz Carvalho.

Durante a programação, estudantes da escola puderam interagiram com os palestrantes, que falaram da importância da leitura na vida dos cidadãos. A roda de conversa literária foi feita com os autores paraenses Felipe Guimarães, Caio Matheus, Marcela Bonfim, Bia Chaves e Rodrigo Briveira. 

“Eu creio que seja oportunizar um espaço pra discutir e também pra praticar a ver a artística que há nos alunos e caso não tenha, que se tenha algum tipo de discussão pra que tenha. Vem a motivar a imersão nesse universo artístico-literário, seja também no teatro, seja na dança, então é importante criar um espaço para oportunizar a experiência dos alunos com relação a esse tipo de coisa, então é interessante o 'Espia!' por conta disso”, disse Felipe Guimarães, autor paraense.

O livro já foi registrado com o ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. 

“A leitura tem que estar onde as pessoas estão, isso significa que não faz parte só da escola ou universidade, e digo que leitura faz parte da vida. Aqui estamos nós com nossas histórias e relatando nossas experiências, bem como incentivando leitores”, ressaltou Kerly Sales, vice-diretora da unidade. 

Sobre o projeto - O Espia! tem como objetivo incentivar alunos de ensino médio a desenvolverem habilidades voltadas para a arte. Dessa forma, o livro é uma manifestação criativa e literária de quatro estudantes da unidade escolar. Idealizado pela professora Débora Souza, o projeto teve início em 2022. 

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc