Técnicos de Belém e Ananindeua participam de curso de implantação e manejo de SAFs
A programação recebe o apoio da Sedap por meio do Programa Territórios Sustentáveis
Como parte das ações de apoio aos municípios que aderiram às ações do Programa Territórios Sustentáveis (TS), executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), foi realizado, durante os últimos dois dias, o Curso de Introdução de Implantação e Manejo de SAFs (Sistemas Agroflorestais). A programação é uma parceria da secretaria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pela organização do curso, através do Departamento de Apoio à Produção.
O treinamento iniciou na quarta-feira (8) em Belém, com a parte teórica e nesta quinta-feira (9), durante toda a manhã, ocorreu a prática na Fazenda Açaí, localizada no município de Santa Izabel.
No total, 11 técnicos foram capacitados, sendo sete da Secon e quatro da Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (Semupa). Os técnicos que atuam no ‘Territórios Sustentáveis’ pela Sedap, Italo Marlone Gomes Sampaio e Marlene Evangelista Vieira, ambos engenheiros agrônomos, estiveram no apoio do curso.
As aulas teóricas foram repassadas no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e foram ministradas pelo professor doutor da instituição, Walter Velasco.
“O objetivo dessa programação foi a capacitação de técnicos em implantação e manejo de SAFs de açaí e cacau e o público alvo foram os técnicos da Secon, que está executando o Território Sustentável no município de Belém, e também os técnicos da Semupa, que está executando o TS em Ananindeua; eles irão acompanhar os produtores do TS e os que aderirem ao programa e que já estão fazendo a parte do cadastro no AgroTag”, informou Marlene Vieira.
Ela explicou, ainda, que os técnicos também estão se capacitando para levar as melhores informações possíveis ao produtor sobre os SAFs, que é o sistema que a Sedap está priorizando dentro do Território Sustentável.