Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Técnicos de Belém e Ananindeua participam de curso de implantação e manejo de SAFs

A programação recebe o apoio da Sedap por meio do Programa Territórios Sustentáveis

Por Rose Barbosa (SEDAP)
09/11/2023 15h23

Como parte das ações de apoio aos municípios que aderiram às ações do Programa Territórios Sustentáveis (TS), executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), foi realizado, durante os últimos dois dias, o Curso de Introdução de Implantação e Manejo de SAFs (Sistemas Agroflorestais). A programação é uma parceria da secretaria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), responsável pela organização do curso, através do Departamento de Apoio à Produção.

O treinamento iniciou na quarta-feira (8) em Belém, com a parte teórica e nesta quinta-feira (9), durante toda a manhã, ocorreu a prática na Fazenda Açaí, localizada no município de Santa Izabel. 

No total, 11 técnicos foram capacitados, sendo sete da Secon e quatro da Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (Semupa). Os técnicos que atuam no ‘Territórios Sustentáveis’ pela Sedap, Italo Marlone Gomes Sampaio e Marlene Evangelista Vieira, ambos engenheiros agrônomos, estiveram no apoio do curso.

As aulas teóricas foram repassadas no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e foram ministradas pelo professor doutor da instituição, Walter Velasco.

“O objetivo dessa programação foi a capacitação de técnicos em implantação e manejo de SAFs de açaí e cacau e o público alvo foram os técnicos da Secon, que está executando o Território Sustentável no município de Belém, e também os técnicos da Semupa, que está executando o TS em Ananindeua; eles irão acompanhar os produtores do TS e os que aderirem ao programa e que já estão fazendo a parte do cadastro no AgroTag”, informou Marlene Vieira.

Ela explicou, ainda, que os técnicos também estão se capacitando para levar as melhores informações possíveis ao produtor sobre os SAFs, que é o sistema que a Sedap está priorizando dentro do Território Sustentável.