Fundação Cultural entrega mais de 13 mil livros para escolas da região do Guajará
Mais de 13,6 mil livros foram entregues para escolas municipais da região do Guajará, na manhã desta quinta-feira (9) pela Fundação Cultural do Pará (FCP). A ação faz parte do programa "Leitura Por Todo o Pará", um programa inédito, com o maior investimento em prol da literatura paraense. A cerimônia de entrega foi realizada no auditório da Escola Municipal Benvinda de França Messias, em São Brás, em Belém.
A Fundação Cultural do Pará desempenha uma forte política voltada para leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) é o setor da FCP responsável por monitorar bibliotecas nos 144 municípios. Assim, a Fundação realiza diagnóstico em todo Estado e atua como parceira dos municípios, contribuindo para o fomento da leitura, dentro de cada realidade local.
Durante o ato de entrega desta quinta-feira, o presidente da FCP, Thiago Miranda, falou a relevância do projeto. “Ficamos muito felizes em poder participar de um momento tão importante para nossa cultura paraense. O governador sempre reitera a necessidade de que as políticas culturais por ele implantadas ofertem oportunidade de acesso a recursos através de políticas de incentivo e editais que fomentem a cultura do nosso Estado, esse programa tem esse objetivo. Quero agradecer a prefeitura de Belém e toda sua equipe, em nome do Governo do Estado e do nosso governador Helder Barbalho”.
As escolas contempladas estão ligadas ao Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) que atua para democratizar o acesso ao livro e incentivar a leitura nas escolas nos oito distritos de Belém. Presente na entrega, a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos destacou a importância da leitura como instrumento de transformação social.
Na oportunidade foram entregues livros de escritores paraenses para 34 escolas municipais, a exemplo de instituições das ilhas de Mosqueiro, Combu e Caratateua. Cada kit é composto com 400 livros. Os acervos doados referem-se ao edital Cessão de Obras de Autores Paraenses como Juraci Siqueira e Andréa Cozzi, que prestigiaram o momento.
Leitura por Todo o Pará – Para fomentar a leitura por todo o Estado, ampliando o acervo nos espaços de leitura, promovendo a literatura infantil paraense, garantindo o acesso à leitura, fortalecendo o conhecimento com obras paraenses, fazendo a qualificação de escritores e os demais fazedores de cultura, dois editais fazem parte do programa, que são: o edital de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura e o edital Cessão de Obras de Autores Paraenses.
O edital de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura tem o objetivo de reconhecer e estimular iniciativas culturais que estão sendo realizadas por pessoas físicas em comunidades paraenses de forma fixa ou itinerante. Dessa maneira, o instrumento pretende contribuir para a manutenção da produção e sustentabilidade econômica dos profissionais que atuam na cadeia do livro.
Já o edital Cessão de Obras de Autores Paraenses objetiva a realização da cessão de uso de obras/títulos de autores paraenses visando a ampliação do acervo utilizado nos espaços de leitura, promovendo e valorizando a literatura e a história paraense, bem como, garantindo o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares (rede pública), bibliotecas hospitalares da rede pública e bibliotecas de casas de ressocialização e prisionais.
Democratização – Em 2023, com a proposta de levar acervo bibliográfico para as 12 regiões de integração do Pará, a FCP entregou quase 200mil livros e até maio de 2024, entregará mais de meio milhão de livros, em diversos municípios do Estado. “Cada município tem a sua realidade e a Fundação atua em parceria. Portanto, trata-se de uma vasta política pública de leitura que faz a diferença para as pessoas e instituições. Por meio desse programa, alcançamos pessoas das diversas regiões do nosso grandioso Pará. É a leitura como instrumento de transformação social e desenvolvimento humano.”, avalia o presidente da FCP.