Segup finaliza capacitação para implementação do programa Pró-Mulher Pará em Tailândia
De janeiro a outubro deste ano, cerca de 600 agentes de segurança pública estadual e municipal participaram das qualificações promovidas pela Segup em 14 municípios
O Governo do Pará segue fortalecendo as iniciativas de proteção à mulher por todo o Estado. Finalizou na terça-feira (07), em Tailândia, a capacitação para 112 agentes de segurança e de órgãos parceiros da rede de atendimento para atuação no programa estadual Pró-Mulher Pará, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS).
Lançado há um ano e sete meses na Região Metropolitana de Belém, além de municípios do interior, o Pró-Mulher Pará é uma das iniciativas do Governo para dar proteção e facilitar o atendimento para vítimas de violência doméstica. De janeiro a outubro deste ano, cerca de 600 agentes de segurança pública estadual e municipal participaram das qualificações promovidas pela Segup em 14 municípios, dos quais dois ainda receberão oficialmente o programa.
Tailândia, no sudeste paraense, é o 15º a receber a qualificação para que em breve as ações também sejam iniciadas na região. Participaram órgãos das forças de Segurança Estadual, municipais, além de órgãos ligados à proteção da mulher. Eles receberam treinamento para realizar o atendimento humanizado das vítimas, além de ações preventivas de combate ao crime.
De acordo com o coordenador de Política de Prevenção da Segup, Tenente-coronel Celton de Jesus, a Segup tem trabalhado para que as medidas de proteção à mulher chegue a mais municípios. “Com essa capacitação estamos entrando no 15º município e são mais de 100 servidores no combate à violência contra a mulher. É um aumento significativo dos esforços na luta contra essa criminalidade, que é o crime contra a mulher”, afirmou.
Entre os participantes, estava a servidora da Polícia Militar, Cabo Érica da Silva, que pontuou a importância da formação oferecida. “Essa capacitação se faz muito necessária porque geralmente a vítima fica totalmente desamparada e sem saber o que fazer e para onde ir. Com esse programa de amparo e auxílio, além de um primeiro atendimento adequado para quem está sofrendo vários tipos de violência, podemos em conjunto oferecer uma luz para as vítimas”, afirmou.
Ampliação - Em outubro desse ano, com objetivo de ampliar e fortalecer as ações de enfrentamento à violência doméstica e contra à mulher, o Governo do Estado entregou mais 10 viaturas rosas, caracterizadas para ações exclusivas do programa Pró-Mulher Pará.
As novas viaturas foram entregues às polícias Civil e Militar, sendo destinadas aos municípios de Ananindeua, Belém, Itaituba, Paragominas, Redenção e Tucuruí, e vão fortalecer especialmente as ações de combate à violência doméstica. O investimento total foi de R$ 1.278,000,00, resultado da parceria entre os governos federal e estadual.